Última Colação de Grau Especial da FM/UFG de 2016

Colou grau especial nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro de 2017, o último   concluinte do Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás - Turma LIX Carlos Eduardo Barbosa que, motivado por razões particulares, não colou grau junto com seus colegas na solenidade formal realizada no dia 20 de janeiro, no Centro de Cultura e Eventos da UFG. A cerimônia simples, mas cumprindo todos os ritos protocolares de uma colação de grau oficial e solene, aconteceu no gabinete da Diretoria da Faculdade de Medicina, presidida pela diretora, professora doutora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, às 09 horas.

Abrindo a cerimônia, a diretora da FM explicou ao formando do segundo semestre de 2016 que o momento, apesar de aparentemente simples, se revestia da maior importância e cumpria os requisitos formais de uma colação de grau oficial, pois somente através dele o até então aluno, que acabava de entrar na sala como acadêmico, sairia dela minutos depois como médico, podendo a partir daí ser tratado como tal e exercer todas as prerrogativas da sua profissão.

Assim, diante da diretora Fátima Maria Lindoso e da funcionária administrativa Vera Lúcia Ferreira de Oliveira Penha, como testemunha, o concluinte do Curso Carlos Eduardo Barbosa firmou o Termo de Compromisso com a Escola que o formou e fez formalmente o Juramento de Hipócrates para, em seguida, receber a Outorga do Grau. Na sequência, foi lido o Termo de Colação de Grau Especial pela coordenadora administrativa da FM, Ana Paula de Sousa Alves, assinado após pela diretora, pela testemunha e pelo novo médico.

Ao término da cerimônia, a diretora da Faculdade de Medicina, professora Fátima Lindoso, cumprimentou o novo médico, parabenizando-o pela escolha da profissão, que tem como objetivo maior levar o bem estar às pessoas. E pediu que, no exercício da profissão, nunca se esqueça de dedicar ao paciente respeito e amor, com atenção especial aos pobres, não colocando nunca a remuneração profissional em primeiro lugar. E que se espelhe sempre no Pai da Medicina, Hipócrates, que deixou sua marca na História como cientista voltado para o humanismo.

O novo médico foi também saudado pela coordenadora administrativa da FM e a funcionária testemunha, que o parabenizaram pela conquista e desejaram que o exercício da sua profissão seja sempre pautado pelo comprometimento, sabedoria e sensibilidade e que a cada atitude ou passo na missão de médico, ele tenha sempre em mente o Juramento firmado ao momento da outorga de grau.