Sessão Especial dá Outorga de Grau a 94 novos médicos

Noventa e quatro concluintes do Curso de Medicina, Turma 59 da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, colaram grau em sessão especial na última sexta-feira, dia 25 de novembro, realizada no Anfiteatro da Faculdade de Medicina às 12 horas. A cerimônia foi presidida pelo vice-diretor da FM na condição de diretor interino, Professor Doutor Antonio Fernando Carneiro, tendo como testemunha o Professor Doutor Hélio Moreira Júnior, chefe do Departamento de Cirurgia da FM/UFG.

A colação de grau especial foi uma exceção concedida pela Pró-Reitoria de Graduação da UFG para atender reivindicação da maioria dos formandos, que precisavam comprovar sua graduação em   seleção para admissão profissional imediata, já que a colação de grau oficial só acontecerá em janeiro próximo. Ao abrir a solenidade, o Diretor interino saudou os formandos e seus familiares presentes, lembrando que o ato, embora simples, se revestia da maior importância e seguiria todos os ritos protocolares de uma colação de grau oficial.

Em seguida um dos concluintes do Curso, por toda a sua Turma, firmou o Termo de Compromisso criado pela Faculdade de Medicina com o intuito de acalentar nos médicos recém formados e amor e o respeito pela Escola que os acolheu e os formou. Fez-se também o Juramento de Hipócrates e em seguida o Diretor em exercício concedeu a Outorga de Grau aos novos médicos, quando então se deu a leitura do Termo de Colação de Grau pela coordenadora administrativa da FM, Izildinha Alves da Silva Jorge, assinado em seguida pelos novos médicos e pela mesa diretora da cerimônia.

Ao final, os professores da mesa diretora cumprimentaram os novos médicos pelo título alcançado depois de árdua jornada acadêmica, com os votos de total sucesso na vida profissional. Foi então lembrada por um dos oradores a importância do Juramento de Hipócrates proferido na solenidade. Ressaltou-se que esse juramento, elaborado há 430 anos a.C. deve ser refeito a cada novo dia pelo médico, renovando principalmente seu compromisso com a ética profissional.

Também falou o pai de uma formanda, que, visivelmente emocionado e sob lágrimas, lembrou as dificuldades superadas por sua filha e família, “certamente as mesmas de todos os outros novos médicos” e pediu a todos eles que nunca abdiquem de seus sonhos. Por fim falou Izildinha Alves, pedindo aos novos médicos que sempre iniciem seu dia de trabalho buscando a proteção de Deus na sua missão, olhem seus pacientes nos olhos, toquem neles com mãos de ternura e ajam sempre com o coração.