6ª Jornada de Ginecologia da FM conta com 100 participantes

 

             Aberta na manhã desta quinta-feira, 24 de novembro, a 6ª Jornada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG, que se estenderá até sábado, dia 26, com conferências, mesas-redondas e discussões sobre os mais variados temas técnicos e administrativos relativos à área. Desta Jornada, que se realiza no Auditório do Hospital e Maternidade Dona Iris, na Vila Redenção, nesta capital, participam cerca de 100 participantes, profissionais da área e acadêmicos.

                   A Jornada, que já se tornou uma tradição anual do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM/UFG no mês de novembro, realiza-se simultaneamente ao 5º Encontro Científico e Profissional das Maternidades Donas Iris e Nascer Cidadão. A abertura dos dois eventos contou a presença de várias autoridades, entre elas o vice-diretor da Faculdade de Medicina, Professor Doutor Antonio Fernando Carneiro, no momento diretor interino da mesma; o presidente de honra dos eventos e diretor acadêmico do Hospital e Maternidade Dona Iris, Professor Doutor Waldemar Naves do Amaral.

               E, ainda, o chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM, também presidente da Jornada, Professor Doutor Washington Luiz Ferreira Rios, além dos dirigentes do Hospital e Maternidade Dona e Iris e Maternidade Nascer Cidadão, respectivamente Doutor Maurício Guilherme Campos Viggiano e Doutor Sebastião Teles. Entre outros docentes da FM, o preceptor do Internato do quinto e do sexto anos, Professor Doutor Rui Gilberto Ferreira, que conduziu a solenidade de abertura dos eventos.

                 A abertura da 6ª Jornada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM/UFG foi também o momento para lançamento da Liga da Reprodução Humana ligada ao Departamento, já efetivada e pronta entrar em funcionamento no início do próximo ano. Deu-se então a posse da sua primeira diretoria, que terá à frente como presidente discente a acadêmica do terceiro ano Livia Maria Oliveira Salviano e como presidente docente o Professor Waldemar Naves do Amaral.

             À oportunidade, o chefe do Departamento, Professor Washington Ferreira Rios lembrou que duas outras Ligas da área de ginecologia e obstetrícia, a Liga da Mama e a Liga de Saúde da Mulher, têm conquistado espaço de excelência entre as demais, especialmente no último período. Já o presidente docente da nova Liga, Professor Waldemar, ressaltou que as Ligas têm um papel muito importante, pois proporcionam ações ativas e coletivas e fomentam o conhecimento e a pesquisa, ao mesmo tempo que abrem os muros da universidade para a comunidade.