Alunos do segundo ano da FM têm avaliação do MEC dia 09

A Faculdade de Medicina da UFG vai realizar, no dia 09 de novembro, quarta-feira, a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina - Anasem – instituída pelo Ministério da Educação para avaliar os estudantes de graduação em Medicina. A Anasem, instituída pela Portaria MEC nº 982 de 25 de agosto de 2016, prevê a avaliação progressiva do curso por meio dos alunos do segundo, quarto e sexto anos, mas este ano, por ser a primeira vez, será realizada apenas para os acadêmicos do segundo ano, ou seja, os ingressantes no curso em 2015.

Instituída e ministrada por equipe do próprio MEC, a Anasem se fará por meio de uma prova escrita constante de 63 itens, 60 de múltipla escolha com quatro alternativas, mais três questões de resposta construída pelo aluno. Será realizada no Centro de Aulas D, no Campus 1 – Praça Universitária a partir das 13 horas do dia 09 de novembro e terá a duração de quatro horas. O estudante do segundo ano deverá comparecer munido de documento válido de identificação.

A prova é obrigatória e a ausência de qualquer estudante habilitado ensejará a aplicação de penalidades cabíveis, o que irá gerar pendência em sua situação acadêmica, pois a realização desse exame é condição para diplomação. Assim, no histórico escolar do concluinte do Curso de Medicina deverá obrigatoriamente haver o registro de frequência nas três avaliações seriadas (segundo, quarto e sexto anos) .

Seu objetivo é avaliar as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes de Medicina, em caráter sequencial e progressivo, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Conforme seu documento básico elaborado pelo MEC, a Anasem oferecerá uma referência individual aos estudantes como medida de sua proficiência, construída a partir de um conjunto de habilidades correspondentes às etapas intermediárias do seu perfil profissional.