54º COBEM será em Brasília nos dias 12 a 15 deste mês

Mais de uma quinzena de professores da Faculdade de Medicina da UFG – Regional Goiânia representa a Unidade no 54º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que se realiza em Brasília –DF no período de 12 a 15 de deste mês de outubro, na UniCEUB – Centro Universitário de Brasília. Também participam do 54º COBEM alunos do curso de graduação e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MEPES), muitos deles com a apresentação de trabalhos.

Entre os docentes da FM/UFG a participarem do evento, a diretora da Unidade, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima e a professora Alessandra Vitorino Naghettini, esta coordenadora do MEPES e delegada da Faculdade no evento. O COBEM, realizado anualmente pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), tem como tema este ano Ensinar e Aprender Medicina: Desafios do Presente, Expectativas do Futuro.

Tradicionalmente o COBEM conta com a participação de todas as pessoas comprometidas com uma formação médica de qualidade, incluindo docentes dos cursos de medicina, estudantes de medicina, médicos residentes, pós-graduandos, pesquisadores e demais profissionais da rede de saúde, além de representantes de entidades médicas, diretores de hospitais de ensino e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na programação do 54º COBEM estão oficinas, conferências, cursos, mesas-redondas, painéis, fóruns e apresentação de pôsteres. Entre os temas, O Posicionamento Humanístico do Estudante de Medicina e do Médico, Perspectivas do Mercado de Trabalho para os Novos Egressos dos Cursos de Medicina no Brasil e Desenvolvimento Docente (Educação Continuada e Plataformas de Telemedicina).

E, ainda, Internato Médico e as Novas DENs, Residência Médica, Compromisso Social das Escolas Médicas (Integração Ensino – Serviço - Comunidade), Ensino Híbrido e Novas Tecnologias, Expansão das Escolas Médicas e Formação Holística do Médico. Segundo os organizadores, os temas deste ano visam estimular a reflexão e o debate, de forma a contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, conforme reza a missão da ABEM.

Além da diretora da FM, professora Fátima Lindoso e da delegada da Unidade no evento, professora Alessandra Neguettini, participam do 54º COBEM os docentes Maria Auxiliadora do Carmo Moreira, Ana Maria de Oliveira, Augusto Cesar Figueiredo, Cacilda Pedrosa Oliveira, Carlos Eduardo Assunção, Denise Milioli Ferreira, Denise Sisterolli Diniz, Elizabeth Mendes, Gláucia Maria Cavasin, Maria Amélia Pereira, Nilza Guimarães, Adelair Helena dos Santos, Alexandre Vieira Santos Moraes, Eliane Terezinha Afonso e Solomar Martins Marques.