Encontro de Ligas Acadêmicas será na cidade de Ceres

O Encontro das Ligas Acadêmicas (ELA) da Faculdade de Medicina da UFG deste ano de 2016 será realizado, pela primeira vez, no interior do Estado. Será na cidade de Ceres, na região do Vale do São Patrício neste final de semana, do dia 26 ao dia 28 e terá lugar na sede da Associação Médica daquela cidade. O Encontro das Ligas acontece anualmente no início do segundo semestre escolar, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos de Medicina uma interação maior com a comunidade, que na oportunidade recebe atendimento ambulatorial gratuito.

Sob o comando do Professor Frederico Barra de Moraes, vice-coordenador de Extensão da FM, o ELA será realizado em conjunto com a Jornada de Ceres e contará com a participação de cerca de 250 alunos do Curso de Medicina do primeiro ao quarto ano do Curso, com a previsão de atendimento ambulatorial a cinco mil pessoas da comunidade de Ceres. Esse atendimento será feito por meio das Ligas Acadêmicas - 25 Ligas ao todo -   que irão oferecer serviços de prevenção a doenças e de assistência à saúde.

Entre esses serviços, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e informações sobre diabetes, orientações quanto a hábitos e mudanças alimentares, orientação e identificação de transtornos oculares, avaliação de postura e marcha, ultrassonografia obstétrica e saúde da mulher, exame preventivo de câncer de mama, teste rápido para identificação de Hepatite B, verificação de peso, estatura e circunferência abdominal e AVC – sinais de alerta, prevenção e primeiros socorros, além de outros serviços.

No local de realização do Encontro das Ligas, cada Liga Acadêmica terá um estande instalado para atendimento da população e oferecimento dos serviços específicos em cada área. Haverá também oficinas e painéis, mini cursos e palestras visando a educação continuada, sempre voltada para a promoção da saúde da comunidade. Com essas ações pretende-se ainda possibilitar a construção de estratégias de promoção da saúde com um olhar mais focado na medicina preventiva.

23/agosto/2016.