ufg4468

Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM comemora instalação do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher na Maternidade do HC

Prêmio concedido pela Câmara dos Deputados reconhece cinco instituições de saúde que se destacaram durante o ano na promoção e qualificação dos serviços de saúde da mulher.

O Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG (FM/UFG) comemorou, nesta sexta-feira (24/06), a instalação, na Maternidade do Hospital das Clínicas, do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido pela Câmara dos Deputados em reconhecimento a entidades que se destacam na promoção do acesso e da qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Um café da manhã foi servido aos funcionários da Maternidade do HC, professores do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM e autoridades políticas presentes, entre as quais o deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO), autor da indicação do prêmio ao Departamento da Faculdade de Medicina da UFG.

Professores do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG, Washington Ferreira Rios (chefe do Departamento), Waldemar Naves do Amaral e Rui Gilberto Ferreira, falaram sobre a importância do prêmio Dr. Pinotti, que leva o nome de um dos professores brasileiros mais respeitados na área de saúde da mulher.  Falecido em 2009, José Aristodemo Pinotti foi professor da USP e da Unicamp, titular da Cadeira de Ginecologia e Obstetrícia da USP, reitor da Unicamp, presidente da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO) e autor de mais de mil publicações científicas entre livros, artigos, monografias e resumos em anais de congressos nacionais e internacionais. Como político, Pinotti, ocupou diversos cargos públicos, como o de deputado federal e de secretário de saúde do Estado de São Paulo.

O professor Waldemar Naves do Amaral fez um agradecimento ao deputado Jovair Arantes pela indicação da Faculdade de Medicina da UFG ao prêmio e afirmou que o deputado tem sido um grande parceiro do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM/UFG. “A parceria com o deputado tem nos ajudado bastante na concretização do Centro de Genética Humana e, agora, na indicação do Prêmio Dr. Pinotti”, afirmou Waldemar ao anunciar que o futuro Centro de Genética Humana do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da UFG já recebeu R$ 350 mil reais de recursos parlamentares oriundos de emendas proposta pelo deputado.

O chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM/UFG, Washington Ferreira Rios, e o superintendente do Hospital das Clínicas da UFG, José Garcia Neto, também fizeram seus agradecimentos ao deputado Jovair Arantes e aos demais deputados da bancada federal goiana pelo trabalho que vem sendo feito pela bancada junto à UFG, através do qual conseguiram, somente para este ano de 2016, a destinação de R$ 80 milhões de reais em recursos do orçamento federal, por meio de emendas parlamentares, à conclusão do novo edifício de internações do HC.

“Os deputados goianos da bancada federal tem encontrado na UFG respaldo para suas propostas em razão da responsabilidade que temos com o uso do dinheiro público”, afirmou José Garcia. Ele também lembrou que teve a oportunidade de conhecer o Prof. Aristodemos Pinotti quando fez residência médica na USP e o viu se empenhar na construção do Hospital da Mulher em São Paulo, que possui mais de trinta andares.

O professor Rui Gilberto Ferreira considerou este como um dos momentos mais relevantes para a Faculdade de Medicina e o Hospital das Clínicas da UFG, pois a Maternidade do HC foi contemplada ao lado de hospitais de referência no país, como o Hospital de Câncer de Barretos e a Maternidade Darcy Vargas, de Santa Catarina.

Rui Gilberto atribuiu o prêmio ao professor Waldemar, que sempre dedicou sua vida à medicina e à promoção de serviços para a saúde da mulher. “Ele merece o reconhecimento por dias e noites de trabalho. Hoje, mesmo, eu e ele já operamos duas pacientes antes de vir para cá”, relatou Rui Gilberto. O professor também dedicou o prêmio às pessoas que trabalham ou que já trabalharam na Maternidade do HC, em especial aquelas que trabalham no anonimato, e contribuíram para que hoje a Maternidade comemorasse a conquista desse prêmio. “Todas elas são responsáveis pela qualidade do serviço oferecido na Maternidade do HC”, destacou.

Em agradecimento ao deputado Jovair Arantes, Rui Gilberto afirmou que este prêmio mostra que é necessário lutar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e aprimorar a consciência política dos brasileiros, que devem buscar mais proximidade com seus representantes políticos.  “Entendemos que 80% dos brasileiros (160 milhões de pessoas) dependem do SUS, por isso é tão importante valorizá-lo”, expressou. O professor chamou a atenção para a necessidade de aprovação dos planos de carreira das catorze categorias profissionais de saúde e a aprovação da PEC da Saúde (PEC 001/2015), que aumentará o investimento mínimo obrigatório do governo em saúde de 15% a 19%.

O deputado Jovair Arantes retribuiu os gestos de agradecimento afirmando que “esta é sua obrigação, como político goiano, e que procura vivê-la em sua integralidade”. Ele considerou que esse prêmio nasceu a partir das dificuldades vividas por professores, estudantes e funcionários do HC que, como outras instituições de saúde pública, sempre conviveram com a falta de investimentos públicos na saúde. Segundo Jovair, a bancada acredita que, após a conclusão do edifício de Internações, o HC será um dos maiores hospitais do país e de referência no ensino, na pesquisa e na assistência em saúde.

Ao final, professores do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM, registraram, juntamente com o superintendente do HC, José Garcia Neto, e o deputado Jovair Arantes o momento de entrega do prêmio à Maternidade, onde será instalada a placa

O Premio Dr. Pinotti foi entregue às instituições escolhidas no dia 24 de maio, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Os cinco vencedores da edição 2016, escolhidos por um conselho deliberativo, são: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GO/Centro-Oeste); Hospital de Câncer de Barretos (SP/Sudeste); Hospital Ophir Loyola (PA/Norte); Maternidade Darcy Vargas (SC/Sul); e Maternidade Escola Januário Cicco (RN/Nordeste).

 

Conheça o prêmio

O Prêmio Dr. Pinotti é concedido anualmente pela Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna, 28 de maio. 

A seleção dos premiados ocorre por maioria simples de votos dos integrantes do conselho deliberativo, obedecendo aos seguintes critérios: grande vulto, expressivo resultado para a sociedade, inovação na estratégia e alcance do objetivo com eficácia e caráter exemplar pelas ações educativas desenvolvidas.