Servicos(Hematologia)

Hematologia

(Foto de Microscopia Eletrônica)
Disco bicôncavo
7 - 8 µ diâmetro
1 µ espessura no centro
2 µ espessura na periferia
Existem 280.000.000 moléculas Hb num eritrócito

Hematologia é o ramo da Biologia, Patologia, Clínica Laboratorial, Medicina Interna, Pediatria responsável pelo estudo do sangue, os orgãos relacionados e doenças sangüíneas. A Hematologia abrange também o estudo de etiologia, diagnósticos, tratementos, prognósticos e prevenção de doenção relacionadas ao sangue.

As doenças sanguineas afetam a produção do mesmo e de seus componentes, como celulas, hemoglobina, proteínas, mecanismo de coagulação, etc.

Serviço

O Serviço de Hematologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina abrange vários setores de atividade no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.

O Serviço de Hematologia tem como finalidade atender, realizar procedimentos diagnósticos, orientar e prescrever os pacientes hematológicos ambulatoriais e internados no Hospital das Clínicas/UFG, bem como, emitir parecer especializado para outras clínicas, quando solicitado.

Tem como finalidade também, ministrar aulas teóricas e práticas para os alunos do quarto e sexto ano da Disciplina de Hematologia e Hemoterapia da Faculdade de Medicina/UFG.