noticia5302.png

FM faz festa de confraternização para estudantes-convênio

Estudantes-convênio do Curso de Medicina da UFG recebem homenagem da Faculdade, que quer instituir o 5 de outubro como data tradicional de confraternização.
Uma festa alegre e descontraída, com a presença maciça dos estudantes, marcou a homenagem especial programada pela direção da Faculdade de Medicina da UFG e o Centro Acadêmico XXI de Abril para saudar os alunos estrangeiros matriculados no Curso de Medicina. A solenidade aconteceu no Teatro Asklepiós nesta sexta-feira, dia 5, a partir das 10:30 h, com a presença da professora Ofir Bergemann de Aguiar, da Coordenação de Assuntos Internacionais(CAI) da UFG, que fez parte da mesa condutora da solenidade, ao lado do diretor da FM, professor Heitor Rosa, do vice-diretor e coordenador do curso, professor Vardeli Alves de Moraes e do presidente do Centro Acadêmico, Felipe Sá Ferreira.
O primeiro a discursar foi o presidente do CA, Felipe Sá, que agradeceu a diretoria da FM pela iniciativa da homenagem aos estudantes-convênio e especialmente pelo apoio que o diretor Heitor Rosa tem dado “cada vez mais” ao Centro Acadêmico, agradecendo também ao seu Departamento Cultural, pelo empenho e dedicação às diversas iniciativas. Em seguida falou a professora Ofir de Aguiar, coordenadora da CAI, que parabenizou a diretoria da FM pela feliz iniciativa de homenagear os estudantes-convênio, lembrando que esses alunos amanhã poderão estar ocupando cargo de destaque em seu país e colaborando para estreitar laços com o Brasil.
Já o vice-diretor e coordenador do Curso de Medicina, professor Vardeli Alves de Moraes, mencionou que é docente da FM há mais de 20 anos, lembrando que nesse tempo nunca viu nenhuma iniciativa da escola no sentido de prestigiar os estudantes-convênio, o que acontece agora “graças ao espírito inovador do atual diretor”. Depois foi a vez do diretor Heitor Rosa, salientando que aquela manifestação não era propriamente uma acolhida, pois todos os estudantes-convênio já foram acolhidos em épocas diferentes, mas uma confraternização que a Faculdade devia a eles.
 Agradecendo a presença desses alunos na comunidade acadêmica da FM, o diretor anunciou que irá encaminhar ao Conselho Diretor do curso a proposta de instituição do dia 05 de outubro como o Dia Especial do Estudante-Convênio na FM, na expectativa que a data fique tradicionalmente como um marco de confraternização. São seis os estudantes estrangeiros que hoje cursam Medicina na UFG, três latino-americanos e três africanos, todos respaldados pelo Programa de Estudantes-Convênio Graduação (PEC-G), que é um instrumento de cooperação educacional oferecido pelo governo brasileiro a países em desenvolvimento.
A segunda parte da solenidade constou de apresentações audiovisuais feitas pelos alunos estrangeiros, cada um mostrando um pouco da cultura, história e costumes do seu país. A primeira a se apresentar foi Risiliane Rosely Lima dos Reis, do 1º ano do curso, proveniente de Cabo Verde. Depois se apresentou Francisco João Mendes, de Guiné Bissau, que hoje cursa o 5º ano de Medicina.  Em seguida foi a vez dos três alunos do Paraguai, Diego Ricardo Gomes Galeano, Syntia Carolina Ruiz Valiente e Tânia Keila Machado dos Reis Gimenez, respectivamente do 6º, do 4º e 2º ano de Medicina. E por fim, Eula Carvalho Batista de Sousa, de São Tomé e Príncipe, que cursa o 3º ano de Medicina e que agradeceu a confraternização em nome dos seus colegas.
Ao final os estudantes-convênio foram homenageados com a apresentação da Banda Madrasta ,do Centro Acadêmico XXI de Abril, com percussão e coreografia, oportunidade em que os seus integrantes aproveitaram para presentear o diretor da FM, professor Heitor Rosa, com uma camisa uniforme dos diversos times da escola, “pela dedicação e apoio que sempre dispensa às iniciativas dos estudantes”.