noticia5301.png

Núcleo de Telemedicina promove 1ª videoconferência internacional

O Núcleo de Telemedicina e Telemática da Faculdade de Medicina da UFG promoveu nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, sua primeira videoconferência internacional, com a participação do CEROF, da UNIFESP e da Universidade da Califórnia-Davis, EUA, sob a coordenação dos professores Marcos Àvila e Alexandre Taleb.
A primeira videoconferência internacional promovida pelo Núcleo de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG aconteceu nesta sexta-feira, dia 5, no auditório do CEROF –Centro de Referência em Oftalmologia, no período das 11:30 às 12:30h. Sob a coordenação dos professores Marcos Ávila e Alexandre Taleb, essa videoconferência foi realizada numa parceria do CEROF/UFG e a Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP) com  e a Universidade da Califórnia-Davis, EUA.
Nessa primeira videoconferência internacional, que teve como tema casos oftalmológicos, todos foram apresentados pela Universidade da Califórnia, enquanto os  técnicos da UFG e da UNIFESP participaram como discutidores. A teleconferência foi assistida por cerca de 250 oftalmologistas das três universidades, recurso que, além de aprimorar os conhecimentos técnicos dos participantes, propicia, segundo o professor Alexandre Taleb, uma segunda opinião médica na análise dos casos.
Antes da videoconferência internacional, às 9 horas, realizou- se mais uma teleconferência administrativa do Projeto de Telemedicina e Telemática do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), com a participação das universidades de nove Estados brasileiros, para mais uma vez se discutir a implantação do projeto. O Estado de Goiás integra esse projeto por meio do Núcleo de Telemedicina e Telemática da Faculdade de Medicina da UFG.
O projeto prevê a instalação de 100 pontos em Goiás – 10 em Goiânia e 10 em Aparecida de Goiânia e os demais em cidades pólos do interior – no total de 82 cidades. Segundo o coordenador do Núcleo de Telemedicina da FM, professor Alexandre Taleb, a equipe encarregada de instalação desses pontos acha-se atualmente em fase de visitas às localidades e os primeiros pontos começarão a ser instalados no final deste mês de outubro, com previsão de implantação de uma média de 6 a 7 pontos por semana..

Conforme seu coordenador, de agora em diante a videoconferência deverá ser um recurso pedagógico a ser utilizado rotineiramente pelo o Núcleo de Telemedicina e Telemática da FM, aproximando a comunidade acadêmica da Medicina com outros centros universitários,  para uma efetiva interação e integração no estudo de casos especiais. Para o professor, essa atividade se  constitui numa experiência muito rica para os alunos, que vivenciam e acompanham o estudo dos casos  sem a necessidade de se deslocarem para os grandes centros. Por enquanto o Núcleo de Telemedicina está funcionando no auditório do CEROF até que se complete a estruturação necessária para sua instalação na sede definitiva, na Sala 10 da  Faculdade de Medicina.