noticia5282.gif

Estudantes-convênio recebem homenagem na FM

Cinco estudantes estrangeiros três da África e dois da América Latina -que freqüentam o curso de Medicina da UFG serão homenageados nesta sexta-feira, dia 5, quando toda a comunidade acadêmica da FM irá conhecer um pouco da cultura e costumes da pátria de cada um.
Uma homenagem especial aos estudantes estrangeiros que freqüentam o curso da Faculdade Medicina da UFG será realizada nesta sexta-feira, dia 5, em solenidade que acontecerá a partir das 10:30h no Teatro Asklepiós. Essa é uma iniciativa conjunta da diretoria da Faculdade e do Centro Acadêmico XXI de Abril, com a participação da Coordenação de Atividades Internacionais (CAI).A homenagem contará com a presença do reitor Edward Madureira Brasil e da pró-reitora de Graduação, professora Sandramara Matias Chaves, do diretor da FM, professor Heitor Rosa e de toda a representação do Centro Acadêmico, além de docentes e discentes da Faculdade.
O ponto alto da solenidade está a cargo dos próprios homenageados, quando cada um fará uma apresentação audiovisual expondo um pouco da cultura e costumes de seus país, enfocando também aspectos da política e da sociedade. Atualmente são cinco estrangeiros no curso de Medicina da UFG, três africanos e dois latino-americanos, os primeiros vindos de Guiné Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe e os últimos, duas estudantes do Paraguai. Eles são amparados pelo Programa de Estudantes–Convênio de Graduação (PEC-G), que é um instrumento de cooperação educacional oferecido pelo governo brasileiro a países em desenvolvimento.
A homenagem aos alunos estrangeiros constará de saudação dos membros da mesa e apresentação da Banda Madrasta, do Centro Acadêmico da FM. Também constará da programação uma apresentação especial da estudante Eula de Carvalho Batista de Souza, 22 anos, matriculada no terceiro ano do curso, que falará aos presentes em nome dos seus colegas, agradecendo a homenagem e abordando um pouco da experiência  vivida por cada um deles, na adaptação ao curso e ao novo país.
Para o diretor da Faculdade de Medicina, professor Heitor Rosa, “a iniciativa de homenagear os estudantes estrangeiros representa não apenas  um gesto de solidariedade, mas principalmente a integração e adoção desses alunos na comunidade universitária e em nosso próprio país”. O diretor adianta que uma portaria será assinada pela direção da Faculdade considerando o dia 5 de outubro como o Dia do Aluno-Convênio da  FM, na expectativa de que a data seja tradicionalmente comemorada.