noticia5245.jpg

Serviço de Coloproctologia da FM/HC realiza sua 1ª videoconferência

Realizada na manhã de hoje a 1ª videoconferência promovida pelo Núcleo de Telemedicina da FM/HC, que permitiu uma interação do Serviço de Coloproctologia da FM com o Gastrocentro da Unicamp para discussão de casos no tratamento do câncer do reto.
A primeira videoconferência do Serviço de Coloproctologia da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFG, realizada hoje pelo Núcleo de Telemedicina da FM, foi um passo muito importante para integrar os serviços médicos universitários e uma experiência muito rica tanto para os docentes como para os alunos. Essa é a opinião do professor Hélio Moreira Júnior, que coordenou os trabalhos da sessão de interação com o Gastrocentro da Unicamp, onde atuou como expositor na videoconferência o professor Cláudio Coy daquela universidade, apresentando casos de tratamento do câncer do reto.
Segundo o professor Hélio Moreira Jr., que também apresentou casos tratados aqui, essa primeira teleconferência é fruto de um parceria já existente entre a Unicamp e a UFG e tem como principal objetivo a troca de experiências, segundo os médicos, rica para as duas instituições, e se constitui em uma chance para se propor novas formas de tratamento, uniformizando condutas e conceitos. Conforme o professor, de agora em diante a atividade de videoconferência  acontecerá rotineiramente no Serviço de Coloproctologia da FM/HC, pelo menos uma vez por mês e a próxima seção já está marcada para a primeira terça-feira de novembro.
Para o coordenador goiano nessa parceria, professor Hélio Moreira Jr., a reunião de hoje demonstrou que as condutas no tratamento do câncer de reto no Gastrocentro da Unicamp e no Serviço de Coloproctologia da FM/HC   são as mesmas, mas foram levantadas questões que obrigam as equipes a discutir e reavaliar suas condutas, aprimorando sua atuação. Conforme o professor, a maior importância dessa experiência é que os alunos acompanham a atuação e ouvem a opinião de técnicos de grandes centros sem a necessidade de se deslocarem até lá.
                           A incidência de câncer do reto (médio e inferior) alcança números consideráveis entre a população,  segundo o médico Hélio Moreira Jr, já que desde que se iniciou o tratamento com radioterapia e quimioterapia nos pacientes acompanhados pelo Serviço de Coloproctologia da FM/HC há nove anos, cerca de 100 casos foram constatados. A videoconferência de hoje aconteceu no auditório do CEROF – Centro de Referência em Oftalmologia, onde está funcionando provisoriamente o Núcleo de Telemedicina da FM, enquanto se prepara a estruturação da sua sede definitiva, na Sala 10 da Faculdade de Medicina.