noticia5224.jpg

Núcleo de Telemedicina da FM realiza 1ª videoconferência

O Núcleo de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG promove nesta terça-feira, dia 2 de outubro, sua primeira videoconferência, em sessão interativa com a Unicamp, para discussão de casos selecionados pelo Serviço de Coloproctologia das duas instituições.
A primeira atividade de videoconferência da Faculdade de Medicina da UFG será realizada amanhã a partir das 7:30h, em uma sessão interativa com a Universidade de Campinas - Unicamp, para discussão de casos clínicos especiais selecionados  pelos Serviços de Coloproctologia das duas escolas. Esta é uma iniciativa pioneira do Núcleo de Telemática e Telemedicina da FM que, de agora em diante,   deverá ser realizada  rotineiramente com o objetivo de estreitar as relações e promover a troca de idéias entre as instituições médicas do país.
 A primeira teleconferência em Coloproctologia da Faculdade de Medicina  será realizada no auditório do Centro de Referência em Oftalmologia da FM/HC – CEROF,  com uma hora de duração, sob o comando dos médicos Alexandre Taleb, coordenador do Núcleo de Telemedicina da FM e Hélio Moreira Júnior, do  Serviço de Coloproctologia da FM/UFG. Deverá ser assistida por um público de cerca de 30 pessoas, formado por médicos residentes, alunos que cursam a disciplina e outros médicos do setor.
Segundo a chefe do Serviço, professora Arminda Caetano Leite, a sessão interativa de amanhã seguirá o seguinte cronograma de atividades: das 7:30 às 7:50h, será abordado o Papel da radioterapia no tratamento do câncer do reto; das 7:50 às 8:10 h, Linfadenectomia de parede lateral do reto para o tratamento do câncer do reto;  e das 8:10 às 8:30 h, discussão.
Conforme o coordenador do Núcleo de Telemedicina da Faculdade de Medicina, Professor Alexandre Taleb, a Primeira Vídeoconferência Internacional será realizada ainda esta semana, na próxima sexta-feira, dia 5 de outubro, sob sua coordenação e do Professor Marcos Ávila. Participarão oftalmologistas do CEROF, da UNIFESP e da Universidade da Califórnia – Davis, EUA. Nessa teleconferência a previsão é que seja assistida por cerca de 260 oftalmologistas nas três universidades, e será realizada no auditório do CEROF, no próximo dia 5 das 11:30 às 12:30 horas.