noticia5176.jpg

HC realiza 1ª Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos

Campanha começa nesta quarta-feira, dia 26, com palestras e distribuição de folders. Objetivo é conscientizar médicos e enfermeiros do HC para a sensibilização de familiares do doador
Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos – 27 de setembro, o Hospital das Clínicas da UFG promove, de 26 a 28 de setembro, a 1ª Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos do HC, que será realizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Transplante (CIHT) do HC.
Segundo a presidente da CIHT e médica intensivista do HC, Denise Milioli, a campanha visa conscientizar a comunidade do HC, especialmente médicos e enfermeiros, estudantes da área de saúde e a sociedade em geral para a importância da doação de órgãos, além de sensibilizar a família do doador.
A programação da campanha inclui a realização de palestras sobre o assunto e a distribuição de folders e camisetas no estande que será montado no hall de entrada do HC. A abertura, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 26, a partir das 13:15h, na sala 09 da Faculdade de Medicina (FM) da UFG, contará com a presença do vice-reitor da UFG, Benedito Ferreira Marques, do diretor técnico do HC, Luís Arantes Resende, da diretora de enfermagem, Maria Alice Coelho, do diretor da FM, Heitor Rosa, do presidente da Central de Transplantes de Goiás (CNDCDO – GO), Claudemiro Quireze Jr., e da presidente da CIHT/HC, Denise Milioli.
            Logo após a abertura, será realizada a primeira palestra da campanha. Confira abaixo a programação.
 
CIHT/HC - A Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes do HC foi criada em virtude da determinação do Ministério da Saúde, por meio da Portaria GM/MS n° 1.752 de 23 de setembro de 2005, a ser atendida por todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos, tendo como objetivo aumentar a notificação de possíveis doadores de órgãos e tecidos com comprovada morte encefálica. Atualmente, a CIHT/HC é composta de 14 membros, dentre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
A comissão tem o papel de detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos no hospital, pessoas com diagnóstico de morte encefálica, conforme a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). Em todos os hospitais onde é instalada, a comissão deve criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade da doação de córneas e outros tecidos. Ao diagnosticar a morte encefálica, deve entrar em contato com a Central de Transplante para organizar o processo de doação e captação de órgãos e tecidos.
 
Estatísticas – De acordo com a Central de Transplantes de Goiás (CNCDO – GO), atualmente existem, no Estado de Goiás, 2.707 pessoas na fila de espera por um transplante. Destas, 2.100 aguardam a doação de córnea, 596 de rins, 10 de coração e 1 pessoa espera pela doação de pâncreas e rim.
            O número de transplantes realizados em Goiás decresceu a partir do ano de 2006. De 623 transplantes realizados em 2001, este número subiu para 1.002 transplantes em 2005, mas caiu para 870 em 2006 – o que demonstra a preocupação do Governo Federal em incentivar campanhas de doação de órgãos na sociedade em geral.
            O Banco de Olhos do Hospital das Clínicas, que funciona no Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF) do HC, também registra um baixo número de doações desde a sua criação, em outubro de 2005. Segundo a coordenadora do Banco de Olhos, Célia Regina Malverte, o banco conseguiu somente 05 captações oriundas de óbitos do HC, que possui uma média de 30 óbitos/mês.
Em 2006, o Banco de Olhos do HC registrou 08 doações de córneas, e neste ano, registrou até o momento, 06 doações – a maior parte delas vindas de notificações de outros hospitais para a Central de Transplantes de Goiás (CNCDO – GO).
 
 
Programação:
Abertura
Data: 26/09/2007
Horário: 13:15h.
 
Palestra: Transplante de Córnea
Palestrante: Willian Santos Vinhadelli, oftalmologista do CEROF e especialista em córnea e doenças externas, plástica ocular e glaucoma pela Unicamp.
Data: 26/09/2007
Horário: 14:00h.
 
Palestra: Transplante de Órgãos no Brasil
Palestrante: Leonardo Martins da Silva, enfermeiro da Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos do Estado de Goiás (CNCDO – GO)
Data: 27/09/2007
Horário: 09:00h
 
Palestra: Comissão Intra-Hospitalar de Transplante do Hospital das Clínicas da UFG
Palestrante: Denise Milioli, presidente da CIHT/HC/UFG e médica intensivista do HC.
Data: 28/09/2007
Horário: 09:00h
 
Local de realização das palestras: Sala 09 da Faculdade de Medicina/UFG
 
Exposição de estande
Local: Hall de entrada do HC/UFG.

Fonte: Ascom HC/UFG