noticia5042.jpg

Formandos da Medicina farão homenagem à sua faculdade

Os formandos da Medicina 2007, a 50ª Turma da Faculdade de Medicina da UFG, se mobilizam para dar nova conotação à sua festa de formatura, marcada para o período de 15 a 19 de janeiro do próximo ano.
A turma do sexto ano da Faculdade de Medicina da UFG, que se prepara para colar grau em janeiro de 2008,  quer dar um novo significado à sua festa de formatura. Dessa vez, os formandos vão valorizar e enfatizar na cerimônia a importância da sua faculdade, que será homenageada. A solenidade de formatura será realizada no Atlanta Music Hall no dia 19 de janeiro do próximo ano, quinta-feira, a partir das 20 horas.
Além de prestar homenagem à sua Escola, os formandos farão também uma homenagem aos professores e a outras pessoas que colaboraram, de uma forma ou de outra,  para a sua formação acadêmica. Esta será a 50ª turma de formandos da Faculdade de Medicina da UFG e a Comissão de Formatura escolheu como tema a História da Faculdade, que será a marca de toda a festa, a partir do convite.
Conforme o secretário geral da Comissão de Formatura da Turma da Medicina 2007,  o formando Murilo Fernandes Lima, outra novidade é que desta vez o paraninfo escolhido não será um político, como vinha sempre acontecendo nos últimos anos. O paraninfo será o fundador e primeiro diretor da faculdade, médico Francisco Ludovico de Almeida. A 50ª Turma da FM se propõe a fazer da sua colação de grau um evento eminentemente acadêmico.
 Conforme o representante dos futuros médicos, a idéia é que as turmas seguintes sigam essa tendência, deixando de lado o antigo costume de escolher políticos como seus paraninfos. Eles querem dar maior ênfase à cerimônia de colação de grau e fazer dela o principal evento das comemorações, tanto para os formandos como para seus pais e familiares, além de toda a sociedade, mas sem aquela conotação de espetáculo, que vem sendo comum  nas formaturas.
Nesse sentido, será dada ênfase especial ao Juramento de Hipócrates e assim fazer jus à sua importância, tanto na solenidade como na vida profissional do novo médico. Também no discurso do orador optou-se por valorizar o conteúdo do pronunciamento, dentro da nova proposta e do tema escolhido, elegendo-se primeiro o texto e depois se preocupando com o treino sob o ponto de vista da oratória.
                       Para o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Heitor Rosa, a volta às origens rituais da formatura dá uma demonstração de maturidade e reflexão dos concluintes, valorizando o aspecto formal da colação de grau. “Abandonando as propostas mercantilistas e festivas das empresas de eventos, que não comungam com a tradição milenar da história da medicina, os formandos dignificam o momento mais sublime da sua vida acadêmica”, salientou o diretor.