noticia5015.jpg

Inscrições abertas ao simpósio sobre comportamento suicida

Acham-se abertas as inscrições ao VII Simpósio do Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFG, que acontecerá de 25 a 27 de outubro próximo.
“Comportamento suicida: abordagem e prevenção” é o tema do VII Simpósio do Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFG, que será realizado no período de 25 a 27 de outubro deste ano. O evento terá lugar no Teatro Asklepiós da FM, à Rua 235 –Setor Universitário e visa proporcionar aos participantes uma oportunidade para aprofundar a discussão sobre o comportamento suicida nas suas diversas formas, que são ideação suicida, plano suicida, tentativa de suicídio e suicídio consumado.
O VII Simpósio “Comportamento Suicida: Abordagem e Prevenção” será aberto à participação de profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Educação, além de outras pessoas interessadas na temática. Conforme a professora Célia Maria Ferreira Teixeira, coordenadora do Programa de Estudos e Prevenção ao Suicídio e Atendimento ao Paciente do Departamento de Saúde Mental da FM/HC e do simpósio, o suicídio representa um sério problema de saúde pública e sua  discussão torna-se a cada dia mais pertinente, merecendo toda atenção da sociedade.
A professora acrescenta que nos últimos 45 anos a mortalidade global por suicídio aumentou 60%, mudando os percentuais do grupo dos mais idosos para os mais jovens. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, somente no ano 2000 um milhão de pessoas cometeram suicídio, enquanto um número de 10 a 20 vezes maior tentou o suicídio. No Brasil, segundo explica a professora, as mortes por suicídio, embora subestimadas, são de baixas magnitudes, se comparadas a outros países. Entretanto, mostram-se crescentes na faixa do adulto jovem, principalmente no sexo masculino.
 As inscrições dos interessados em participar do Simpósio poderão ser feitas junto à empresa organizadora do evento, Script Eventos, pelos telefones 3095 1344 ou 3245 1808 ou ainda pelo e-mail script@scripteventos.net. Quanto aos profissionais que quiserem participar com trabalhos (posters),  deverão enviar seus resumos para o mesmo endereço até o dia 28 de setembro, obedecendo o resumo de pôster a normas específicas.  A definição e publicação dos trabalhos selecionados está marcada para o dia 5 de outubro, ou seja, 20 dias antes do simpósio.
               Cada resumo deverá conter o título do trabalho centralizado, em maiúsculas; nome do autor com titulação e filiação institucional; resumo contendo até 250 palavras, incluindo introdução, objetivos, método, resultados e conclusão; ter de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, tudo no fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento duplo e configuração da página A-4 com 2,5 cm de margens à direita e à esquerda.