noticia4957.png

Noite de Festa marca abertura do XIX ECAM

Uma noite festiva, com a presença maciça dos estudantes, marcou a abertura do XIX Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina ECAM, no dia 29 de agosto último, quarta-feira a partir das 20 horas
Uma noite festiva, com a presença maciça dos estudantes, marcou a abertura do XIX Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina –ECAM, no dia 29 de agosto último, quarta-feira a partir das 20 horas, no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina. Com a presença de autoridades - entre elas o reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, o diretor da FM, professor Heitor Rosa e os secretários Estadual e Municipal de Saúde, respectivamente Cairo de Freitas e Paulo Rassi - a solenidade de abertura do encontro contou com um recital apresentado pelas pianistas Consuelo Quireze e Maria Lucia Roriz, seguido de coquetel.
  O XIX ECAM, que se estenderá até o dia 2 de setembro na sede da FM, é uma promoção anual do Centro Acadêmico 21 de Abril da FM desde 1987,  tendo como objetivo pôr em prática as orientações científicas recebidas pelos acadêmicos durante o curso médico como instrumento para a prática profissional futura. Simultaneamente ao ECAM estão sendo realizados o XVI Congresso da Associação Médica de Goiás e VI Encontro das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina, objetivando com a programação paralela, promover a integração dos acadêmicos da Medicina com a classe médica e a comunidade, além de incentivar entre os alunos o interesse científico. 
Abrindo os trabalhos, o presidente do XIX ECAM, Rodrigo de Souza Castro, estudante do terceiro ano de Medicina, falou da importância do encontro, lembrando que os novos tempos têm como marca intensas revoluções tecnológicas, mas ainda assim a base da medicina não dispensa o método clínico. Segundo disse, “os recursos tecnológicos só são aplicados em sua plenitude e com o máximo proveito para o paciente quando o médico faz o exame clínico bem feito”. Ele adiantou que contatos já estão sendo feitos para que o ECAM/2008 tenha caráter regional, com a participação do CA da UnB e do Diretório Executivo Nacional dos Estudantes de Medicina – DENEM.         
Ao cumprimentar os presentes na solenidade de abertura do ECAM, o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Heitor Rosa, se solidarizou com comissão organizadora do evento por honrar e manter a tradição do encontro, que “significa a vitalidade da Faculdade de Medicina e dos seus alunos, a ausência de acomodação e sua vontade de progredir”. O diretor lembrou ainda que o ECAM é o ensaio geral para as atividades científicas dos futuros profissionais da medicina, salientando que “só o inconformismo científico e o exercício da dúvida fazem a ciência progredir.”
O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil,    igualmente parabenizou a comissão organizadora do ECAM pela iniciativa e ressaltou a importância da integração e interação dos acadêmicos com a classe médica e a comunidade, salientando que iniciativas como essa dão mais vida à atividade acadêmica, funcionando como sua extensão. O reitor cumprimentou os estudantes especialmente pela coragem e disposição de organizar o evento mesmo sem patrocínio e incentivos suficientes,  o que, certamente,  tornou a iniciativa ainda mais árdua. 
                           A programação científica do encontro, com conferências e mesas redondas sobre diversos assuntos dentro do tema central “Medicina - de Hipócrates às Células Tronco”, teve início nesta quinta-feira, dia 30 às 8 horas e se estenderá até sábado às 14 horas. No sábado e domingo, dias 1º e 2 de setembro, será desenvolvida a programação específica do VI Encontro de Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina, com a instalação de estandes para atendimento à população, oferecendo vasto material informativo e de prevenção e combate a doenças, além de exames e apresentação de filmes e mini-palestras educativas.

Fonte: Imprensa/FM/UFG