noticia4924.gif

Capacitação de Médicos da Atenção Básica será em 12 módulos

A primeira etapa do I Curso de Capacitação de Médicos da Rede Básica, promovido pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFG, aconteceu nos últimos dias 24 e 25. Sua seqüência será realizada em mais 11 módulos e o próximo já tem data marcada. Será dia 22 de setembro.
Noventa e três médicos que atuam no Programa Saúde da Família participaram do I Curso de Capacitação da Rede Básica, promovido no último final de semana, dias 24 e 25 de agosto, pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFG. Ministrado no anfiteatro da FM, o curso foi aberto pelo diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Heitor Rosa, com a presença da pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves.
Presentes ainda o coordenador de Estratégias em Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde, Sandro Batista e os coordenadores do curso, professores Renato Sampaio Tavares e Edna Regina Silva Pereira, ela também coordenadora do Internato do Curso de Medicina da UFG. Na oportunidade, a pró-reitora de Graduação da UFG, professora Sandramara, parabenizou os organizadores do curso pela iniciativa   e ressaltou a parceria da academia, participando efetivamente no aprimoramento do serviço prestado à comunidade.
 Ao saudar os participantes, o diretor da FM, professor Heitor Rosa,  falou aos participantes da importância   da capacitação e do aperfeiçoamento constante dos médicos, em particular dos que atuam no PSF e desempenham com sua prática o papel de tutores dos acadêmicos do Internato da FM. Já a coordenadora Edna Regina Silva Pereira explanou sobre as especificidades do curso, que será desenvolvido em módulos, com um módulo realizado por mês.
Esta é a primeira vez que a Faculdade de Medicina da UFG ministra um curso de capacitação para os médicos da atenção básica, contando nessa promoção com os recursos do Pró-Saúde – Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde.  Seu objetivo é o aperfeiçoamento profissional dos médicos do PSF, tendo em vista seu desempenho enquanto tutores dos acadêmicos, para melhoria do atendimento à população. Ao final do curso será elaborado um manual de rotinas apresentadas nas aulas, que ficará como referência para o atendimento na atenção básica. 
                          Segundo a coordenadora do I Curso de Capacitação de Médicos da Rede Básica, professora Edna Pereira, todo o programa do curso será desdobrado em 12 módulos, que serão realizados mensalmente. Para este ano estão programados quatro e o demais, em 2008. O próximo já tem data definida: será dia 22 de setembro, no mesmo local e com o mesmo público alvo do primeiro, tendo como tema central Reumatologia. O terceiro módulo, em outubro, abordará Endocrinologia, enquanto o quarto e o quinto módulos, em novembro e dezembro, enfocarão, respectivamente, Nefrologia e Pneumologia.

Fonte: Imprensa/FM/UFG