noticia4915.jpg

Livro do professor Leonardo Caixeta é finalista do Prêmio Jabuti

Demência: Abordagem Multidisciplinar, organizado por professor do quarto ano de Medicina da UFG, e participação de professores dos mais importantes centros universitários do País, está entre os finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria Livros Científicos da Área de Saúde.
O livro “Demência: Abordagem Multidisciplinar”,  do professor Leonardo Caixeta, do Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia (IPTSP) e professor do 4º ano do Curso de Medicina da UFG, é um dos finalistas do Prêmio Jabuti deste anoque é o maior prêmio editorial do País, na categoria Livros Científicos da Área de Saúde. Publicado em 2006 pela Editora Atheneu, o livro já é referência nacional na área de Neuro-Psiquiatria e é oficialmente adotado pelas Residências Médicas em vários pontos do País.
Segundo o autor, o livro aborda um conjunto de doenças neurológicas e psiquiátricas que evoluem com alterações das funções cognitivas (memória, orientação, funções executivas frontais, funções viso-especiais, atenção, concentração, gnosias, praxias, funções viso-construtivas e outras). Enfoca ainda as diversas formas de demência que surgem em todo o ciclo da vida, principalmente na terceira idade, fase em que mais se manifestam doenças desse gênero.
Dividido em módulos, o I enfoca Generalidades, Histórico e Aspectos Gerais; no II Módulo - Formas de Avaliação e Diagnóstico das Doenças; III Módulo – Principais Formas de Demência e IV Módulo – Terapêutica e Maneiras de |Prevenção de Demências e Alteração de Memória. Fazem parte do livro colaboradores dos mais importantes centros universitários do País, como USP, Unicamp, UFRJ, UFRGS e UnB, além da UFG, englobando assim as cinco regiões brasileiras.

Conforme o professor Leonardo Caixeta, o livro “Demência: Abordagem Multidisciplinar” em breve estará disponibilizado na Biblioteca Geral da UFG e na Sala de Leitura da Faculdade de Medicina, para facilitar o manuseio dos estudantes no estudo e pesquisa.

Fonte: Imprensa/FM/UFG