noticia4880.png

Medicina/UFG participa do III Fórum de Educação Médica

A direção da Faculdade de Medicina da UFG vai participar, neste final de semana, dias 25 e 26, do III Fórum de Educação Médica ABEM Regional Centro-Oeste, que se realizará em Brasília-DF.
O diretor da Faculdade de Medicina da UFG e o vice-diretor, respectivamente professor Heitor Rosa e professor Vardeli Alves de Moraes, vão participar do III Fórum de Educação Médica – ABEM Regional Centro-Oeste, que se realizará em Brasília no próximo final de semana, dias 25 e 26 de agosto de 2007. O evento será realizado na Associação Médica de Brasília – 713/913 Sul, tendo como tema central Educação em Saúde - “Humanização na Assistência e Entre Pares no Trabalho”.
Tendo como objetivo principal a qualidade na formação dos profissionais da área de saúde, o III Fórum de Educação Médica da ABEM Regional quer avaliar tendências e mudanças nos cursos de graduação em saúde, identificando peculiaridades e pontos em comum para definir metas e articular ações e soluções coletivas. Segundo os organizadores, o encontro quer ainda apoiar a transformação das escolas em espaços de troca de experiência, desde que respeitando suas especificidades, com educação permanente, com integralidade na assistência e no trabalho desde a graduação e com políticas públicas de saúde.
A participação efetiva do Curso de Medicina da UFG vai acontecer no primeiro dia do fórum, dia 25, no período da tarde, quando o vice-diretor Vardeli Alves de Moraes, ao lado de representantes de outras instituições, participará do painel “Apresentação das Escolas Médicas da ABEM Regional Centro-Oeste e Regional Norte: Currículos Atuais e Mudanças para Adequação às DCNs/SUS”. Já o diretor da FM, professor Heitor Rosa,    será o apresentador do painel “Prosaúde”, que está programado também para a tarde do dia 25, sábado.

Outros temas a serem abordados no fórum: Curso-Pesquisa Médica – Como pesquisar pela Internet –Sistemas de busca Bireme/PUB Med; Educação em Saúde On Line –Experiências na UnB; Projeto CAEM/ABEM – Implementação do projeto, conceitos e capacitação; O Médico e seus sofrimentos; Panorama da Educação Médica no Brasil; Universidade Nova; Medicina Baseada em Evidências-EBM; PBL- Problem Based  Learning – Uma Experiência em  Brasília e Uma Experiência em Goiás; SINAES; Sistema de Saúde Escola; Integralidade e Residência Médica.