noticia4863.gif

Sábado é dia de vacinação contra a poliomielite

Sábado próximo, dia 25 de agosto, será realizada em todo o país a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil. Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde fará funcionar 35O postos de vacinação para imunizar todas as crianças do município menores de cinco anos de idade.
Sábado próximo, dia 25 de agosto, será realizada em todo o país a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil. Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde fará funcionar 35O postos de vacinação para imunizar todas as crianças do municípios menores de cinco anos de idade. A previsão é que sejam vacinadas 96.604 crianças, para que a cobertura vacinal seja completa e assim se previna contra a poliomielite.
Os postos de vacinação serão instalados nas unidades de saúde da rede básica, nos shoppings, igrejas, clubes, parques, farmácias e supermercados, além de unidades volantes que estarão percorrendo os hospitais e clínicas infantis do município, com atendimento ininterrupto das 8 às 17 horas.
As autoridades sanitárias fazem um alerta à população em geral e especialmente aos pais e responsáveis por crianças até cinco anos que não deixem de levá-los no próximo dia 25 a um posto de saúde, pois a vacina é o único meio de se evitar a doença.  Mesmo as crianças imunizadas na primeira etapa da campanha, realizada em junho último, devem ser vacinadas agora, pois esta é uma dose de reforço complementar à anterior.

                             A Secretaria Municipal de Saúde lembra que os pais não devem deixar de levar aos postos, junto com a criança, seu cartão de vacinação, mesmo que ele esteja completo e atualizado. Ressalta também que a cobertura vacinal precisa ser atingida, pois somente cumprindo a meta preconizada pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde se garantirá a erradicação total da paralisia infantil, que, além de deixar seqüelas irreparáveis, pode ser fatal.

Fonte: Imprensa/FM/UFG