noticia4831.png

Bandeira da Faculdade de Medicina é desfraldada

Com a presença do reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil e de toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina, foi hasteada nesta sexta-feira pela primeira vez a bandeira da escola, idealizada na cor branca que simboliza a paz, a pureza da arte da medicina e a cor das vestes dos médicos, tendo ao centro o brasão da FM na cor azul.
Em solenidade simples, embora cheia de entusiasmo e com a participação de representantes dos docentes, discentes e funcionários da escola, além do reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, foi hasteada nesta sexta-feira pela primeira vez a bandeira da Faculdade de Medicina, que a partir de agora estará sempre desfraldada à entrada da faculdade - à Rua 235, Setor Universitário - ao lado das bandeiras do Estado e Nacional. A solenidade aconteceu às 10 horas ao som da percussão da  Banda  Madrasta, do Centro Acadêmico 21 de Abril da FM.
A saudar os presentes, o diretor da FM, professor Heitor Rosa, mencionou que há duas coisas importantes na vida do homem: que ele tenha uma causa e o um símbolo. A causa, segundo o diretor, “a faculdade tem muito clara, que é trabalhar pela saúde da nossa gente”, no seu sentido mais amplo. Quanto ao símbolo, disse o diretor que estava sendo erguido naquele momento, pois “a nossa bandeira representa a nossa causa”. A bandeira mantém o brasão da faculdade envolvido em um fundo branco, simbolizando a paz, a pureza da arte da medicina e a cor das vestes dos médicos.
 Em seguida houve o hasteamento das Bandeiras, a Nacional pelo reitor Edward Madureira Brasil, a do Estado pela funcionária Isildinha Alves da Silva Jorge  e a da Medicina, pelo diretor Heitor Rosa, acompanhado da representante dos estudantes, Raquel Rocha Machado. Após o hasteamento, os três pavilhões foram saudados pela percussão da Banda Madrasta, formada por 94 estudantes da Medicina do 1º ao 6º ano do curso, criada em 2003 e desde então representa a faculdade em eventos internos ou externos, tendo se apresentado inclusive no último Fica –Festival Internacional de Cinema Ambiental, realizado em junho deste ano na Cidade de Goiás.
  Após o hasteamento das bandeiras, o reitor Edward Madureira Brasil falou da satisfação de participar da solenidade, salientando que para ele o papel da universidade vai muito além da sala de aula, do laboratório de estudo ou da sala de pesquisa. É também um espaço de incentivo ao lazer, à cultura e ao civismo, lembrando que o diretor da Faculdade de Medicina, professor Heitor Rosa, tem sempre saído à frente.  Por isso é um grande parceiro da Reitoria, atuando cotidianamente com a preocupação de resgatar os símbolos e a história da faculdade, além de incentivar a cultura.

Ao final, o diretor da Faculdade de Medicina, professor Heitor Rosa, salientou que a intenção é que a bandeira da escola tremule onde a faculdade estiver, “como um marco ostensivo da sua presença e da sua atuação”. Nesse sentido, encerrada a solenidade à entrada da FM, levou até a sede do Centro Acadêmico 21 de Abril a nova bandeira, onde foi tambxém hasteada.