noticia4746.png

FM avalia curso para inspeção do Enade

A Faculdade de Medicina da UFG está realizando durante esta semana sua avaliação de curso, preparatória para a inspeção do Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que será realizada neste segundo semestre. Na avaliação anterior, em 2004, o Curso de Medicina da UFG obteve o grau máximo, que é nota 5.
Nesta segunda semana de agosto, todos os chefes e subchefes de departamentos, além dos coordenadores de disciplinas da Faculdade de Medicina, estão participando da Reunião de Avaliação do Curso, convocada para reunir dados  para inspeção da comissão do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que será realizada neste segundo semestre pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
 Convocada e coordenada pelo diretor da Faculdade de Medicina, professor Heitor Rosa, essa reunião tem como expositores o coordenador do curso e vice-diretor, professor Vardeli Alves de Moraes, a coordenadora do Internato, professora Edna  Regina Silva Pereira  e a assessora pedagógica, professora Nilce Maria Campos. Está sendo realizada por etapas, na segunda, quarta e sexta-feiras, para facilitar o desempenho dos participantes, que foram divididos em três grupos.
No primeiro grupo, com reunião no dia 6 de agosto, ficaram os departamentos de Clínica Médica e de Pediatria e Puericultura; no segundo, com reunião no dia 8, os departamentos de Patologia Clínica, de Cirurgia  e de Ortopedia, Traumatologia e de Cirurgia Plástica ; e no terceiro grupo, dia 10, os departamentos de Saúde Mental e Ginecologia e Obstetrícia. Na pauta, Avaliação da participação de docentes e alunos no Projeto Pró-Saúde, Avaliação da graduação, Avaliação curricular, Preparativos para avaliação pelo MEC/Enade, Avaliação do Internato e Ementas das disciplinas.

O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, sendo essa avaliação realizada anualmente em diferentes grupos, de forma que cada instituição seja avaliada de três em três anos. A Faculdade de Medicina da UFG foi avaliada pela última vez em 2004, quando obteve o conceito máximo, ou seja, grau 5, concedido a apenas três dos cursos de Medicina do país: o da UFG, o da UFRJ e um terceiro de uma escola particular, a Faculdade de Medicina do Vale do Aço, em Ipatinga (MG).