noticia4725.png

Departamento de Ortopedia promove curso de reciclagem

Médicos e residentes do Departamento de Ortopedia da Faculdade de Medicina da UFG terão no próximo final de semana, dias 3 e 4, o I Curso Interno de Traumatologia, que será uma reciclagem enfocando avanços técnicos e tecnológicos da área.
Os integrantes do Departamento de Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia Plástica – médicos e residentes - terão no próximo final de semana o I Curso Interno de Traumatologia, promovido com o objetivo de proporcionar aos participantes uma reciclagem, enfocando os avanços técnicos e tecnológicos da área. Aberto a todos os funcionários do departamento, especialmente ao pessoal técnico que atua no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas, o curso será ministrado no dia 3, sexta-feira, a partir das 19:30 h e no sábado, dia 4, no período das 8 às 12 h, sempre no auditório do departamento.
De acordo com o chefe do Departamento de Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia Plástica, professor Sérgio Daher, durante o encontro será também realizada a reunião mensal do departamento, aproveitando a presença maciça dos participantes, quando serão discutidas as ações periódicas e a programação do semestre. Quanto à programação do I Curso de Interno de Traumatologia,   serão abordados diversos temas e cada expositor terá o tempo máximo de 10 minutos para explanação, seguidos de mais cinco minutos para os comentários.
 Na sexta-feira, dia 3, os temas são: Avaliação Radiográfica do Trauma de Face, Fraturas da Coluna – Cuidados no Atendimento de Urgência, Fraturas do Platô Tibial – radiologia, classificação e tratamento, Fratura Supra-Condileana do Úmero na Criança: tratamento incruento x cruento na urgência x cruento eletivo, Fraturas do Acetábulo: avaliação radiográfica e planejamento de tratamento e Momentos JOTRAHC 2008.
                         No sábado, dia 4, a programação se iniciará com a reunião do departamento às 8 h e em seguida serão abordados os seguintes temas: Fraturas do 1/3 Distal do Rádio: redução incruenta x fixação cirúrgica, Fratura Tóraco-Lombar com lesão medular: 1º atendimento, Entorse do Tornozelo, Luxação Acrômio-Clavicular: quando operar? E Fixação Externa na Urgência: princípios básicos x erros mais freqüentes. Terminado o curso, haverá um almoço de confraternização do departamento, no Castro’s Hotel.

Fonte: Imprensa/FM/UFG