noticia4724.png

Abertas inscrições para Núcleo Livre sobre Suicídio

A coordenação do curso de Medicina da UFG está recebendo inscrições para o Núcleo Livre Comportamento Suicida Sinais de Aviso e Possibilidades de Prevenção, aberto a todos os alunos da universidade das áreas de Saúde e Educação. As aulas se iniciam na próxima 2ª feira, dia 6 de agosto.
Alunos do curso de Medicina e de outras áreas de Saúde e Educação da UFG podem se inscrever para as atividades do Núcleo Livre “Comportamento Suicida: Sinais de aviso e possibilidade de prevenção”, que será ministrado por meio da disciplina Psicologia Médica do Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal da Faculdade de Medicina, cujas aulas se iniciam no próximo dia 6 de agosto. São apenas 40 vagas e os interessados devem se inscrever junto à coordenação do curso do Medicina, sendo que as aulas serão ministradas  todas as segundas-feiras  até novembro, sempre no período das 18 às 20:30 h.
As aulas serão ministradas pelos professores Célia Maria Ferreira da Silva Teixeira - Doutora em Psicologia -  e Heisler Lima Vilela - médico, além das psicólogas Wanda Alencastro Veiga e Cláudia Juliano de Paula. Tendo como responsável - além do coordenador da disciplina Psicologia Médica, professor Geraldo do Amaral - a professora Célia Maria Teixeira, o objetivo geral desse núcleo livre é conscientizar alunos das áreas de saúde e educação  da gravidade do comportamento suicida e das possibilidades de atuação na prevenção do suicídio. O curso será ministrado por meio de aulas expositivas, técnicas de trabalho em grupo, leitura orientada, apresentação de filmes e discussão de casos clínicos.
Conforme a coordenadora do NL, professora Célia Maria Teixeira, o suicídio representa um sério problema de saúde pública, já que nos últimos 45 anos a mortalidade global por suicídio aumentou 60%, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, que apontam 900 mil pessoas vítimas do suicídio no ano de 2003, o que representa uma morte em cada 35 segundos. No Brasil o assunto ainda é tratado de forma negligente, embora, de acordo com a OMS, em 2004 tenham sido registrados 987 suicídios, representando 0,8% dos óbitos daquele ano.
                        Por isso a importância de se ampliar o nível de informação sobre o suicídio, principalmente aos alunos dos cursos de graduação da UFG nas áreas de Saúde e Educação. A intenção é informar e sensibilizar sobre a questão, ressaltando-se que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido. Quanto ao conteúdo do NL, foi dividido em cinco unidades: Fundamentos, conceitos e estudos ipidemiológicos; Suicídio e psicopatologia –Suicídio, comorbidade e risco; Avaliação do Risco de Suicídio; Ações de prevenção nos contextos da saúde e da educação e O Papel da Rede de Apoio: família e equipe interdisciplinar.