noticia4685.jpg

FM presente ao Seminário Desafios do Ensino da Atenção Básica

Representantes da Faculdade de Medicina da UFG participaram do Seminário Internacional Os Desafios do Ensino da Atenção Básica realizado em Brasília
“Um grande avanço para a consolidação das estratégias do Pro-Saúde e uma rica oportunidade para se conhecer a experiência internacional na articulação entre os serviços de saúde e as universidades”. Essa é a opinião do vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Vardeli Alves de Moraes sobre o Seminário Internacional “Os Desafios do Ensino da Atenção Básica nas Escolas Médicas” que foi realizado em Brasília/DF no período de 18 a 21 deste mês, no qual o vice-diretor representou a FM.
O encontro, que reuniu instituições de ensino, gestores e profissionais de serviço do País e do exterior, foi uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação para ampliar o debate nacional sobre a reorientação da formação profissional em saúde e apresentar a experiência de outros países nesse sentido. Sua meta principal foi consolidar as estratégias do Pró-Saúde – Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde.
Pela Faculdade de Medicina da UFG participaram, além do vice-diretor,  a coordenadora do Internato da FM, professora Edna Regina Silva Pereira,  o professor Alexandre Moraes, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e o  aluno Felipe de Sá, presidente do Centro Acadêmico “21 de Abril”. O seminário contou ainda com três representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, que atuam diretamente na Atenção Básica, tendo como instrumento a Estratégia Saúde da Família.
Durante o evento, por meio das mesas redondas  Articulação entre os serviços de saúde e a academia na atenção básica no primeiro dia, e Experiência internacional na produção do conhecimento e na formação docente na atenção básica no segundo, os participantes puderam conhecer experiências internacionais na área em outros países, como China, Canadá, Estados Unidos, Noruega, Austrália, Reino Unido e Eslovênia.
Outro ponto alto do encontro, segundo o professor Vardeli Moraes, foi a realização das plenárias temáticas com cerca de 500 participantes do Brasil e de outros países, que debateram temas como  gerenciamento de pacientes crônicos e co-morbidades, semiologia familiar e visita domiciliar, abordagem de problemas inespecíficos e diagnóstico precoce, promoção de saúde e intervenções coletivas e ambientais e epidemiologia comunitária e planejamento de ações. Cada plenária elaborou seu relatório, depois apresentado para todo o grupo.
Para o vice-diretor e também coordenação do curso, a participação da Faculdade de Medicina da UFG no evento foi importante porque seus representantes tiveram a oportunidade saber do ocorre há mais de 30 anos nos outros países. “Ficou conosco a certeza de que estamos no caminho certo ao propormos no nosso projeto político-pedagógico a formação de um médico mais generalista e menos especialista, voltado para o atendimento da Atenção Básica de Saúde, gerando assim melhor resolutividade dos problemas de saúde e economia de recursos, conforme demonstrou o conferencista da Inglaterra, Salman Rawaf”, concluiu o coordenador.

Fonte: Imprensa/FM/UFG