noticia4672.png

Aula inaugural dá início a novas turmas no Curso de Medicina

As atividades relativas ao segundo semestre acadêmico da Faculdade de Medicina da UFG começam no próximo dia 30, com o término do recesso escolar do mês de julho. Para os dias seguintes estão programadas aulas inaugurais de diferentes disciplinas, dando início às tarefas curriculares de novas turmas.
Com o início das atividades relativas ao segundo semestre do calendário acadêmico da Faculdade de Medicina da UFG no próximo dia 30, segunda-feira, está programada para a semana que se segue a aula inaugural de várias disciplinas, que serão ministradas para novas turmas . A primeira delas será de Pediatria, no dia 31 de julho às 13:30 h,   para a Turma B do quarto ano de Medicina, que será realizada na Sala 4, sob a coordenação da chefe do Departamento de Pediatria e de Puericultura da FM, professora Fátima Lindoso.
Essa aula será proferida pela professora Maria Ivone Pinto Vilela, coordenadora do 4º Ano Médico em Pediatria, que vai falar do programa, apresentar os professores e dissertar sobre o curso e a sua grade curricular, cujas aulas efetivamente se iniciam no dia seguinte, com a subdivisão da turma em quatro grupos para realização das aulas práticas e teóricas. Também no dia seguinte, às 18 horas, serão iniciadas as atividades do segundo semestre do Pronto Sorriso.  O Pronto Sorriso é um curso anual, ministrado pelos professores de artes cênicas Lua e Marcelo Marques, contratados especificamente para esse fim.
Dia 1º de agosto será também a aula inaugural da disciplina Clínica Médica I, programada para as 9 hs no anfiteatro daquele departamento. Será proferida pelos professores Marcelo Rabahi e Jofre Rezende Filho, o primeiro se encarregando de recepcionar os alunos da nova turma do terceiro ano e apresentando-lhes os professores e a estrutura do departamento. Já o professor Jofre se encarregará de mostrar aos novos alunos como lidar com o paciente na abordagem tanto na enfermaria como no ambulatório.
Já no dia 3 de agosto, sexta-feira, também no Departamento de Clínica Médica, será a aula inaugural do curso de Semiologia, que será proferida pelo diretor da Faculdade de Medicina, professor Heitor Rosa que, como gastroenterologista, irá discorrer sobre o  tema O fígado e o imaginário popular. A palestra será no anfiteatro do Departamento de Clínica Médica, às 8 horas.