noticia4585.jpg

Campus de Firminópolis discute ações de saúde

O Seminário Estágios: Articulando a Universidade e o Serviço foi realizado no início deste mês no Campus Avançado de Firminópolis, destinado a promover a articulação entre os atores envolvidos nas atividades de formação e assistência à saúde
O Campus Avançado da UFG situado na cidade de Firminópolis, no interior goiano, sediou no dia 04 deste mês o Seminário – Estágios: Articulando a Universidade e o Serviço, com o objetivo de promover a articulação entre os atores envolvidos nas atividades de formação e assistência à saúde no Campus daquela cidade. Realizado pela Pró-Reitoria de Graduação e a Coordenação de Estágios/Prograd, o seminário contou com o apoio das faculdades de Medicina, de Enfermagem, de Farmácia, de Nutrição, de Odontologia e do curso de Biomedicina da UFG, além das secretariais municipais de Saúde de Firminópolis e de São Luiz de Montes Belos.
O encontro, realizado no auditório do campus, se estendeu durante todo o dia e contou com a presença de cerca de 70 participantes, entre eles representantes e preceptores dos dois municípios envolvidos - Firminópolis e São Luiz de Montes Belos -  docentes e acadêmicos da UFG e técnicos da Secretaria de Saúde de Goiânia. A abertura dos trabalhos ficou por conta da professora Marilda Shuvartz, coordenadora de Estágios da UFG e do diretor do campus, Mauro Molina, além de representantes das duas prefeituras envolvidas.
Em seguida realizou-se uma mesa redonda para discussão sobre os indicadores de saúde dos dois municípios, que focou também os principais problemas de saúde detectados tanto por estudos epidemiológicos como pela percepção das equipes de saúde. Segundo os estudos, os principais problemas destacados, merecendo maior atenção por parte das autoridades da área,   foram as doenças cardiovasculares e, como causas externas, os acidentes de trânsito.
Ainda no período da manhã, o médico Rafael Martinez, representando a Secretaria de Saúde do Município de Goiânia, fez uma exposição sobre
 Articulação entre a formação universitária e os serviços de saúde, citando como exemplo o Distrito Sanitário Leste da capital, onde a iniciativa de articulação ensino –serviço deu certo. Segundo ele, essa experiência, agora em processo de amadurecimento, está focando a assistência à saúde na prevenção de doenças.
No período da tarde, foram realizadas apresentações das atividades práticas nos estágios de Firminópolis e de São Luiz de Montes Belos, no primeiro caso a cargo das alunas do sexto ano de Medicina Larissa Ribeiro Teixeira e Luciana Cristina Nahas. Já com relação às atividades práticas de São Luiz, a apresentação ficou por conta dos médicos Michele Morais Dutra Navarro e José Antonio Navarro, que são os preceptores do município.
Segundo a professora Edna Regina Silva Pereira, coordenadora do Internato da FM e integrante da comissão organizadora do seminário, a apresentação das equipes foi o momento de integração sobre as vivências práticas realizadas, o que deu uma dimensão do projeto de estágio na área de saúde da UFG e a sua contribuição para a comunidade. Conforme explicou, ficou também evidente que existe uma preocupação maior com as atividades de promoção da saúde, que na prática é vivenciado por meio de um trabalho multidisciplinar.
                                    Ao final, após a formação de grupos de trabalho para discussão dos principais problemas de saúde   em cada município e a definição do papel da universidade e do gestor municipal nessa tarefa,  propôs-se a elaboração da “Carta de Firminópolis”, que será encaminhada à Reitoria   e às unidades acadêmicas da UFG e também aos gestores da Saúde estadual e dos dois municípios envolvidos.
Confira as apresentações: apresentação 2.