noticia4573.jpg

Professor Mauri assume a chefia do Departamento de Clínica Médica

O professor doutor Mauri Félix de Souza tomou posse hoje como chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas da UFG, eleito para o período 2007/2009.
Uma solenidade formal que aconteceu nesta segunda-feira, dia 09 de julho às 9 horas, no anfiteatro da Clínica Médica do Hospital das Clínicas, marcou a posse do novo chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFG, professor doutor Maurí Félix de Souza que, juntamente com o subchefe professor doutor Marcelo Fouad Rabahi, que comandará o setor durante o biênio 2007/2009. Ao dar posse aos novos chefes, o diretor da FM, professor doutor Heitor Rosa, falou da importância do evento, uma vez que “o departamento é a menor unidade funcional da universidade, mas a maior unidade motora da faculdade e por isso sua força, organização e colaboração podem promover, ou interromper, o progresso.”
Para o diretor, os chefes dos departamentos da FM têm o dever de liderar, ser criativos e ousados e assim adotar novos métodos pedagógicos e didáticos, “mas sem abandonar a tradição doutrinária e filosófica que os séculos conferiram à arte da medicina”. Para terminar sua saudação, Heitor Rosa disse que considera seu cargo de diretor  um ato de amor ao trabalhar na “sua casa”, esperando que os professores Mauri e Marcelo compartilhem com ele essa sensação e que sejam iluminados na sua missão.
O ex-chefe do Departamento de Clínica Médica, professor Salvador Rassi declarou em sua fala que fazia apenas um despedida formal, já que permanecerá na equipe  e dará a sua colaboração constante ao novo comendo, lembrando toda a história do Departamento nos últimos 30 anos, da qual fez e faz parte. Fez questão de apresentar agradecimentos a colaboradores especiais, citando o professor José Cassiano, que mesmo aposentado comparece semanalmente e dá a sua contribuição; o professor Mauri, subchefe na sua gestão  e que “sem ele o departamento não poderia andar”.
Citou também  o professor Renato Sampaio, tão presente no Internato; o  professor Gil Perini, com seu importante papel na semiologia e o enfermeiro Nélio Batista, sempre à frente na solução dos problemas da Clínica Médica. Por fim, agradeceu a direção do Hospital das Clínicas, ressaltando que o doutor José Garcia Neto “é uma pessoa ímpar que sempre colaborou em tudo, especialmente na reforma da área física do Departamento”. Por último, agradeceu aos chefes das disciplinas, que também muito colaboraram durante sua gestão.
Na seqüência da solenidade, após a leitura do Termo de Posse, discursou o novo chefe, professor Mauri Félix de Souza, que disse ter agora a verdadeira dimensão da Clínica Médica. “ que é muito maior, quando se olha do ponto de vista da chefia”. Citou que aprendeu muito com o professor Salvador Rassi – de quem era subchefe – especialmente no cuidado quanto ao relacionamento com a equipe. Nesse sentido, disse que precisa da colaboração de todos, pois uma de suas metas é despertar entre os membros maior desempenho e presença constante nas atividades do Departamento, em particular nas reuniões administrativas, “para que os trabalhos se desenvolvam a contento.”
Outra sua meta será a integração das disciplinas, o que considera um grande desafio. E anunciou que vai criar uma comissão específica para agilizar a conclusão das obras de reforma do Departamento de Clínica Médica, tendo à frente o professor Salvador Rassi, que comanda desde março deste ano a execução das obras. Agradeceu, finalmente, a parceria do professor Marcelo Fouad, escolhido para a subchefia por sua participação nas atividades de planejamento e desempenho de todas as tarefas relativas ao departamento.

Reforma da Clínica Médica

As obras de reforma das instalações físicas do Departamento de Clínica Médica da FM/HC tiveram início em março deste ano e serão concluídas este mês, segundo o professor Salvador Rassi, que comanda a execução das obras. Ele explica que as obras, embora não aumentem o número de leitos disponíveis - permanecerão os mesmos 80 leitos – são  de suma importância, pois suas condições eram precárias, já que não houve qualquer reforma nos últimos 20 anos.   Além de recuperar duas enfermarias que se achavam desativadas, as obras  serviram para restaurar e modernizar as instalações.
O Departamento de Clínica Médica, que soma cerca de 300 internações por mês, além de pelo menos 1.500 atendimentos ambulatoriais no mesmo período, gastou até agora nas obras de reforma das instalações físicas cerca de R$ 140 mil, recursos provenientes do próprio Hospital das Clínicas da UFG. Outros R$ 40 mil ainda serão gastos, também provenientes do HC, para adequação do mobiliário e de equipamentos de informática.