noticia4474.png

Profª Fátima Lindoso reeleita chefe da Pediatria na FM

Reeleita para o biênio 2007/2009, tomou posse nesta quinta-feira, dia 21 como chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina a professora Fátima Maria Lindoso, que promete dar continuidade à adequação de departamento para a docência e incentivar a pesquisa
A professora Fátima Maria Lindoso tomou posse nesta quinta-feira, dia 21 para novo mandato como chefe do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina da UFG, em solenidade que aconteceu às 10 horas no auditório da Clínica Médica, presidida pelo diretor da FM, professor Heitor Rosa. Eleita para o cargo em 2005 para o período de dois anos, tendo como subchefe o professor Roque Gomide e agora reeleita, a reempossada deverá permanecer à frente do Departamento de Pediatria da FM até 2009, desta vez com a parceria da subchefe Alexandra Maghettini, também professora do departamento.
Ao dar posse às professoras, o diretor Heitor Rosa salientou que na oportunidade estava inaugurando um novo período na FM, “de restauração da importância e dignidade dos departamentos”. Para o diretor, o departamento é a unidade fundamental da FM, mas na realidade tudo tem funcionado como um arquipélago, onde cada departamento funciona como uma ilha isolada. Para modificar esse quadro, segundo o diretor, é preciso que cada departamento exerça melhor sua função administrativa. O que se espera é que cada chefe de departamento exerça efetivamente a liderança, com a tarefa de “contaminar” o ambiente com a sua diligência e competência.
Destacando que a chefia do departamento é de vital importância para a Faculdade de Medicina, Heitor Rosa pontuou, entre as suas principais atribuições, exercer as atividades burocráticas, ou seja, despachar e atender alunos e professores; estabelecer a disciplina e hierarquia, a primeira como organização e a segunda como ordem e funcionalidade; abertura de novas linhas de pesquisa; integração maior com os residentes e   com os demais departamentos da FM, além de outras instituições.
O diretor destacou ainda que na sua opinião a FM  está vivendo um momento ímpar. Prova disso é a informação veiculada na semana passada pelo jornal “O Estado de São Paulo” dando conta que dos mais de 13 mil cursos avaliados pelo MEC através do Enade, apenas três cursos de medicina do país alcançaram o grau máximo e um deles é a Faculdade de Medicina da UFG. Conforme o diretor, o curso  é bom, como provou a matéria jornalística. O que falta melhorar, segundo disse, é a educação médica. “Falta discutir com os alunos a filosofia da clínica médica, levando-os a se a aprofundar no conhecimento e na educação médica”, concluiu.
A professora Fátima Lindoso, ao assumir novamente a chefia do Departamento de Pediatria, falou da emoção que sentiu pelas palavras de acolhida do diretor, mostrando-se feliz por presenciar “a retomada do dinâmico processo de condução da Faculdade de Medicina, tão evidente nesta atual gestão”. Lembrou que ser médico não é apenas clinicar, é também abrir horizontes e que sua meta é dar continuidade às ações já implementadas na mandato anterior,  na adequação do Departamento de Pediatria à situação de docência.
Nesse sentido, foi realizado no ano passado um curso de capacitação de docência e para o segundo semestre deste ano uma nova etapa será desenvolvida, desta vez  com foco principal no desempenho discente. Outra meta será uma reavaliação do programa do curso  médico do quarto ano, visando ampliar suas ações dentro dos centros de saúde, para melhor qualificar os alunos. Também faz parte de suas metas incrementar a pesquisa nas diversas especialidades da pediatria