noticia4328.png

Internato de Firminópolis mostra resultados

Palestras educativas, consultas médicas, exames rotineiros, visitas domiciliares, prescrição de medicamentos, atendimentos diversos com acompanhamento do paciente e ações de interação com o público local  estão entre as principais atividades desenvolvidas durante o mês de maio no Internato Comunitário de Firminópolis (IC), onde atuaram os  alunos João Alberto Neves Filho e Rodrigo Figueiredo Abreu, ambos do sexto ano de Medicina.

O Programa de Internato Comunitário da Faculdade de Medicina da UFG se desenvolve nos municípios goianos de  Firminópolis, Jataí, Uruaçu e Morrinhos,                                                                                                                                                                                                                          com o objetivo de proporcionar aos alunos do sexto ano do curso integração com uma comunidade regional, a fim de que tenham a oportunidade  de aperfeiçoar a sua formação profissional com treinamento prático  em educação e promoção da saúde. Os alunos da Medicina participam do Internato  Comunitário em dupla durante um mês, ou seja, a cada mês seguem para cada cidade sede dois  estudantes, que permanecem no  interior durante quatro semanas  participando ou acompanhando as atividades  desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde no atendimento aos pacientes do SUS –Sistema Ùnico de Saúde.

No caso de Firminópolis, o Internato Comunitário tem uma extensão na cidade vizinha de São Luiz dos Montes Belos onde funciona o hospital municipal que atende a região e  para onde seguiram  em maio os estudantes  Rafael de Deus Pires e Juliano Almeida e Silva, do quinto ano de Medicina. Os estudantes formam equipe multidisciplinar  com alunos dos cursos de Odontologia, Nutrição e Enfermagem, além da Medicina.

No relatório das ações no mês de maio constam,  entre as atividades, visitas  domiciliares em companhia dos agentes de saúde pelo Programa de Saúde da Família-PSF, cerca de 160 atendimentos, incluindo pequenas cirurgias e suturas. O ponto alto da atuação dos alunos, na avaliação deles próprios, foi a ação de promoção da saúde, especialmente  a realização de palestras educativas com grupos específicos como gestantes, idosos e obesos.

Com relação aos obesos, foi criado um grupo novo de apoio em Firminópolis , com acompanhamento de dieta e verificação peso, além de sugestões  de dieta saudável e instruções sobre os risco do sobrepesos e da obesidade.

Oportunidade rica

Na opinião do estudante João Alberto Neves Filho, do sexto ano de Medicina que ficou em Firminópolis no último mês de maio,  a experiência do Internato Comunitário é muito rica,  para ele a melhor das atividades entre todos os estágios já realizados. Segundo disse, trata-se de uma atividade rica porque os internos, apesar de supervisionados, têm autonomia de conduta, o que muito ajuda na sua formação.

Além disso, o local e o ambiente de trabalho facilitam a interação multiprofissional, inclusive com constante troca de idéias entre os internos. De acordo com João Alberto, sua única queixa  é com relação à duração do Internato, segundo ele muito curta. Afirmando que sua opinião é compartilhada pelos colegas,  João Alberto acredita que o ideal seria  dobrar o tempo, ou seja, IC ter a duração de dois meses, tempo que não atrapalharia o programa do Internato como um todo  e melhoraria ainda mais a experiência  do internato rural.