noticia4281.png

Prova Prática de Clínica Médica coroada de êxito

Uma experiência muito proveitosa e realmente rica para todos. Essa é a opinião dos professores e dos alunos que participaram da Prova Prática de Clínica Médica (OSCE –Objective Structured Clinical Examination) realizada no último sábado, dia 5 de maio, nos Ambulatórios A e B do Hospital das Clínicas da UFG. Essa prova, promovida anualmente pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, tem por objetivo treinar o desempenho dos alunos do 4º ano na relação médico-paciente, tanto na prescrição como na anamnese e na avaliação de resultados.

De acordo com o professor Mauri Félix de Souza, sub-chefe do Departamento de Clínica Médica da FM, os resultados são considerados excelentes, principalmente por ser ainda uma experiência nova (esta foi a segunda, a primeira aconteceu em junho de 2006, seguindo modelo da Faculdade de Medicina da USP, que já desenvolve o método há algum tempo). Ele informa que uma avaliação final, detalhada e descritiva de cada grupo, só será concluída nos próximos dias, após uma análise conjunta de todos os professores envolvidos no processo.

O professor adianta que, do ponto de vista da participação dos alunos, também se pode considerar que a iniciativa logrou êxito, já que registrou a presença de 66% dos 117 alunos do 4º ano da FM, “índice muito bom, porque a presença não era obrigatória”. O professor salienta que mesmo os alunos que inicialmente se mostraram inseguros e até amedrontados com relação à prova, ao final disseram estar contentes e seguros. Alguns deles até manifestaram interesse em participar de iniciativas futuras, ajudando na organização, pois agora consideram a OSCE uma experiência muito rica.

Também foi muito proveitosa a participação dos docentes, tendo sido registrada a presença maciça dos professores do Departamento de Clínica Médica, mesmo os que não integravam a equipe organizadora do evento. Também se registrou a presença de professores de outros departamentos, especialmente do Departamento de Pediatria e do Departamento de Saúde Mental, que fizeram questão de ver de perto a experiência. A intenção é que se realize ainda este ano iniciativa similar no Internato da Faculdade de Medicina, com a participação de todos os setores envolvidos.