Teatro da Faculdade de Medicina apresenta Coro da Fosgo dia 14

Duas apresentações musicais marcam a programação do Projeto “Medicina em Concerto” neste mês de maio no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG. A primeira será  no próximo dia 14, segunda-feira, a cargo  do Coro da  Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia (Fosgo) e a segunda dia 29, com recital da cantora Marilia Álvares, acompanhada pela pianista Martha Martins. Na primeira, o Coro da Fosgo, sob a regência do  maestro Ângelo Dias, tendo o pianista Sérgio di Paiva como repetidor, apresentará o  programa “Música do Novo Mundo” (Obras Corais das Américas), com um repertório de música sacra e secular. A apresentação será às 20:30 h com entrada franca.

O Projeto “Medicina em Concerto” Série 2007 – Ano Camargo Guarnieri, implantado pela direção da Faculdade de Medicina em março deste ano, prevê  apresentações musicais  a cada  mês  no Teatro Asklepiós, fazendo parte de um programa  destinado a incentivar na comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da UFG e no público em geral um interesse maior pela cultura, em especial pela música. O projeto inclui também a formação de um coral, exposições na Galeria Aberta de Arte e atividades literárias, além de  conferências.

O Coro da Fosgo – Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia, que se apresentará no teatro da FM  no próximo dia 14,  foi fundado  em 1999, resultante da fusão do Coral Municipal com a Camerata Vocal de Goiânia. Seu repertório vai da música coral (“a capella”) às grandes obras coro-sinfônicas e os coristas são fruto de rigorosa seleção que inclui avaliação vocal e leitura musical, o que equipara suas apresentações às melhores do país.

O regente Ângelo Dias, doutor em Canto e Regência pela Universidade de Oregon-EUA, vem desenvolvendo intensa atividade profissional no campo da música vocal, como cantor (barítono),  regente e professor. Seu repertório de canto  inclui a ópera, a música de câmara e a canção de arte brasileira, tendo atuado à frente de diversos coros e orquestras tanto no Brasil como no exterior.

O programa a ser  apresentado pelo Coro da Fosgo, denominado “Música do Novo Mundo”- Obras Corais das Américas, inclui 10 peças de música sacra e secular: 

 

             Música Sacra  

• Julio Perceval: Salve virilis pectoris virgo,patrona Galiae (Argentina, 1956)

    (1903-1963)

• Henrique Oswald: Pater noster (Rio de Janeiro, 1926)

    (1852-1931)

• Charles Ives: Psalm 67 (Estados Unidos, 1898)

    (1874-1854):

Fonte: Imprensa/FM/UFG