Show do Esqueleto/2018 acontece dia 19

O  Show  de Esqueleto, espetáculo de sátira e deboche anualmente  realizado pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFG, este ano em sua 57ª edição,  acontece no próximo sábado, dia 19 de maio, no Teatro Rio Vermelho, às 19 horas. A realização e coordenação do espetáculo é uma promoção do Centro Acadêmico XXI de Abril da FM/UFG (CAXXIA), especificamente  pelos alunos do segundo ano do Curso  de Medicina, que este ano escolheram como  tema central  O Medo.

Conforme a acadêmica  Eloá Andrade Ferreira, que coordena o espetáculo deste ano, os  ingressos serão vendidos ao preço único de R$ 25  reais mais um quilograma de  alimento não perecível,  cujo montante será doado ao Hospital  Araújo Jorge.  Os pontos de venda dos ingressos, além  de serem adquiridos  on line na bilheteria  digital  do Centro de Convenções, podem ser adquiridos nos seguintes pontos de Goiânia: Komiketo, Butcherry e Tribo do Açaí.

O Show do Esqueleto foi criado em 1962   por alunos da segunda turma da FM, tendo à frente o acadêmico Heitor Rosa, ex-diretor da Faculdade, com a intenção de substituir  o inconveniente e agressivo   trote que desde aquela época era feito  pelos acadêmicos  veteranos para recepcionar os calouros. O espetáculo marcou  seu  espaço e ficou na história da FM, sendo realizado anualmente, sempre com o mesmo espírito de humor e crítica à realidade política, social e acadêmica.

Considerado hoje e ao longo de sua história  um dos maiores eventos  culturais da UFG, o Show do Esqueleto, agora em sua quinquagésima sétima edição,  foi tombado em 2006 pelo então diretor Heitor Rosa  - por sinal o pai da ideia de  criação do espetáculo -  como  Patrimônio Cultural da Faculdade de Medicina da UFG. Como sempre, um dos focos do  show é despertar ou reavivar nos espectadores   sua consciência social   e por isso na venda dos ingressos é feita a coleta de alimentos não perecíveis,   depois  encaminhados a instituições beneficentes.