Faculdade de Medicina da UFG sob nova direção

A Faculdade de Medicina da UFG conta a partir desta data, 25 de janeiro, com nova  direção para a gestão de 2018 a 2022.  Tomou posse na noite de ontem, dia 24,  o novo diretor da Unidade,  Professor Doutor Antonio Fernando Carneiro, que tem como vice o Professor Doutor Waldemar Naves do Amaral, também empossado ontem. A cerimônia de posse  aconteceu  a partir das 19h30 no Teatro Asklepiós da FM, presidida pelo Reitor da Universidade, Professor Doutor Edward Madureira Brasil, com a presença de docentes e demais integrantes da  comunidade acadêmica.

A solenidade se iniciou com apresentação musical das pianistas Consuelo Quireze  e   Maria Lucia Roriz, ambas professoras da Escola de Música e Artes  Cênicas (EMAC)  da Universidade. Em seguida formou-se a mesa diretora, presidida pelo Reitor e composta pelos dois novos empossados, pela ex-diretora que deixava o cargo,  Doutora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima,  o diretor do Hospital das Clínicas da UFG, Professor  José Garcia Neto  e o presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia,   Sergio Logar Mattos.

Compuseram a mesa, em tribuna de honra, cinco dos ex-diretores da FM, os Professores Doutores  Custódio dos Reis, Celmo Celeno Porto,  Maurício S. B. Leite, Paulo Cesar Veiga Jardim e Heitor Rosa.  Deu-se então a execução do Hino Nacional Brasileiro,  interpretado ao piano   pela Professora Maria Lúcia Roriz. Foi então a vez da leitura do Termo de Posse, assinado em seguida pelo Reitor e pelos novos Diretor e Vice-Diretor da FM.  Na sequência, o   Reitor entregou aos novos diretores sua Portaria de nomeação.

Começou então a fase dos discursos e a primeira a falar foi a coordenadora administrativa da FM, Izildinha  Alves da Silva Jorge, que cumprimentou, em nome dos funcionários da Faculdade, os novos diretores e fez agradecimentos à diretora que acabava de deixar o cargo.  Entregou  ainda  uma placa de homenagem à ex-diretora, também em nome dos funcionários.

Logo após falou a ex-diretora, Dra, Fátima Lindoso,  que se despediu da comunidade dizendo que aquele momento era ao mesmo tempo de paz e alegria e de vazio e tristeza. No primeiro caso, pela consciência do dever cumprido e no segundo, por deixar a instituição que tanto amou onde,  de agora em diante, irá atuar apenas como voluntária. Ressaltou também o  talento e a dedicação dos “dois amigos” que  agora a substituem  e que por esses predicados, garante  que será um tempo de renovação  e de crescimento na FM. Fez finalmente um relato das  principais realizações da sua gestão.

Falou depois no vice-diretor, Professor Waldemar, que agradeceu a confiança a ele outorgada e enalteceu que tudo se  faz com paixão – paixão  pela causa, paixão  pela instituição, paixão pelas pessoas etc – e que essa paixão é que o move e que o moverá a tudo fazer em prol  do  crescimento e   fortalecimento cada vez maior da Faculdade de Medicina. Foi então a vez do novo diretor, Professor Antonio Fernando Carneiro, que iniciou sua fala lembrando o sonho e a saga no então recém formado em Medicina no Rio de Janeiro em 1950, Francisco Ludovico de Almeida Neto, que sonhava  ver  em cada localidade goiana um médico para atendimento à comunidade.

O sonho se concretizou com a ajuda de um grupo de amigos  e  hoje a FM/UFG quase completa 60 anos de existência, constituindo-se  uma das melhores  escolas médicas do país. O Diretor falou também que assumia o novo cargo com muita humildade, com a certeza de que terá de dar o seu melhor para seguir o exemplo e deixar na Instituição um legado  como os demais diretores deixaram. Por isso, prometeu  realizar uma gestão eficiente, com planejamento, eficácia e excelência em defesa da formação de profissionais médicos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade.

Por fim falou o reitor Edward Madureira Brasil, que citou a  honra que sentia ao presidir tal cerimônia, enaltecendo a generosidade,  o trabalho e dedicação da ex-diretora  na Faculdade e em toda a sua trajetória docente. Enalteceu ainda a disposição e trabalho dos novos empossados  que, segundo afirmou, terão pela frente um trabalho árduo, um verdadeiro desafio, na condução da FM ao longo de “ um trajeto espinhoso que se delineia, frente às dificuldades por que passam o governo e especialmente as escolas públicas”.

Prometeu ser parceiro da direção da  FM durante toda a sua gestão  e afirmou seu propósito de estar presente semanalmente  na Medicina ou nas demais  Unidades  pares para uma gestão itinerante e mais participativa.  Pediu, finalmente aos novos diretores que com ele se empenhem  em dar à UFG  um visibilidade maior e todo o empenho em defesa da escola pública, com fortalecimento  da ciência e tecnologia.

fm

MESA DIRETIVA DA POSSE