MECOR 2017 contou com docentes de quatro países

Dezessete  Professores dos   Estados Unidos, México, Argentina e  Brasil  participaram do  encontro Métodos em Epidemiologia Clínica  Respiratória –MECOR 2017, realizado na Faculdade de Medicina da UFG no período de 06 a 11 deste mês. Com  cerca de  60 participantes de países da América Latina – entre eles 11 vinculados à UFG - o Mecor 17 teve a coordenação local do Professor Marcelo Fouad Rabari do Departamento de Clínica Médica  da Faculdade e como coordenadora geral a Professora  Ana Menezes do Programa de Pós-Graduação da Universidade  Federal de Pelotas (UFFPEL).

O MECOR  se iniciou na América  Latina em 1994, numa iniciativa da American Thoracic Society (ATS). Desde então se realiza anualmente, tendo como sede universidades  em diferentes países.  Na atualidade o curso se realiza em quatro níveis e está sob a coordenação da Associação Latino-Americana do Tórax (ALAT) e de cinco sociedades respiratórias da América Latina ( Brasil, Uruguai, México, Colômbia e Argentina), formando  redes  sociais de pesquisa pelo  continente  latino.

Seus objetivos são capacitar profissionais da área da saúde,  principalmente da área respiratória  para  as diversas etapas da pesquisa, desde a elaboração dos protocolos até a análise dos dados e promover o intercâmbio entre profissionais de diferentes países da América Latina, formando redes sociais e  de pesquisa no continente. E, ainda, transmitir aos alunos conceitos de epidemiologia e estatística e capacitá-los para a  elaboração de projetos de pesquisa e redação de artigos.

Docentes do MECOR 2017

Esta  é a relação dos docentes do MECOR 2017:  Eliane Roseli Barreira – Brasil; Sônia Buist – Estados Unidos;  Diego Caruso – Argentina; Natalia Causada Calo – Argentina;  Altay de Souza – Brasil; Juliana Ferreira – Brasil;  Bruno Ferreyro – Argentina;  Fernando Holguin – México; Ana Menezes  -  Brasil; e Cecília Patiño -  Argentina.

E ainda    Marcia  Pizzichini – Brasil; Victoria Saenz – Argentina; Suzana Tanni Minamoto – Brasil; Mara  Rojo Tellez – México; Fernando Wehmeister – Brasil;  Juan Wisnevesky - Argentina e, por último, Victor Dourado Zuniga -  Brasil.