FM/ UFG promove Encontro Epidemiológico da América Latina

A Faculdade de Medicina da UFG será palco entre os próximos dias 06 a 11 de novembro do evento MECOR – Métodos em Epidemiologia Clínica Respiratória, encontro anual que se realiza  com a participação dos países da América Latina. A abertura será no Teatro Asklepiós   da
FM/UFG às 18 horas do primeiro dia e toda a programação – palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos -   nas demais instalações da Faculdade.

Esse encontro se iniciou em 1994  por iniciativa da American Thoracic Society (ATS) e atualmente está sob a coordenação da Professora Ana Menezes do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).      Esta é a sexta vez que o MECOR se realiza no Brasil, mas a primeira na UFG. Antes aconteceu neste País em 1997, depois em 2002, em 2006, em 2009 e em 2012.

O Coordenador local do MECOR é o Professor Marcelo Fouad  Rabahi, que adianta que os inscritos para o encontro são provenientes dos diversos países da América Latina. Destinado aos alunos da pós-graduação em epidemiologia, especialmente os ligados à área respiratória, o MECOR acontece anualmente em novembro com a duração de seis dias. Esse evento terá a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG.

Seus objetivos são capacitar profissionais da área da saúde para  as diversas etapas da pesquisa, desde a elaboração dos protocolos até a análise dos dados;  e promover o intercâmbio entre profissionais de diferentes países da América Latina, formando redes sociais e  de pesquisa no continente. E, ainda, transmitir aos alunos conceitos de epidemiologia e estatística e capacitá-los para a  elaboração de projetos de pesquisa e redação de artigos.